PIB do setor agropecuário deve crescer 2,5%, estima Ipea

"Apesar da pandemia, estamos conseguindo cumprir a missão de prover alimentos para o Brasil e o mundo", afirmou a ministra Tereza Cristina
-Publicidade-
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o lançamento da Câmara da Cerveja | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o lançamento da Câmara da Cerveja | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

“Apesar da pandemia, estamos conseguindo cumprir a missão de prover alimentos para o Brasil e o mundo”, afirmou a ministra Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante um evento com empresários em Brasília
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

A despeito da pandemia de coronavírus, o Produto Interno Bruto do setor agropecuário brasileiro deve ter alta de 2,5% neste ano. É o que informa a mais recente projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do IBGE.

Considerando a safra de grãos estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a taxa deve chegar a 2,3%. Ainda que a paisagem fique mais escura, pesquisadores do Ipea esperam aumento, mas em ritmo menor, de 1,3%.

De acordo com o órgão, a estimativa para a produção de grãos neste ano é de 250,9 milhões de toneladas. Sendo assim, volume 3,6% (8,8 milhões de toneladas) superior ao colhido em 2018/19, de acordo com o recente relatório do Conab.

Agropecuária

Além disso, o setor cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. E foi o único da atividade econômica nacional a apresentar dados positivos no período analisado.

Conforme o IBGE, o resultado pode ser explicado pelo desempenho favorável de alguns produtos da lavoura, com safra relevante no primeiro trimestre, a exemplo da soja.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, destaca as ações adotadas para garantir o abastecimento interno de alimentos, exportações dos produtos agropecuários e o funcionamento da cadeia produtiva.

“Além da grande safra que foi colhida neste verão, temos tido a logística absolutamente normalizada. Portanto, além do abastecimento dos 212 milhões de brasileiros, também temos conseguido cumprir a nossa missão de provedores de alimentos do mundo”, afirmou.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

  1. Parabens ministra Tereza Cristina
    A sua competência;a eficiencia da nossa grande Embrapa e o profissionalismo dos nossos grandes agricultores, nos dão muito orgulho.
    Espero que a senhora continue comandando este time de primeiro mundo
    Meu parabens a todos os senhores
    Ai sim, tenho muito orgulho de ser brasileiro

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site