Dados preliminares divulgados nesta quinta-feira, 27, pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 5,7% em 2021 — maior alta anual desde 1984.
O resultado veio em linha com a mediana das projeções de analistas do mercado consultados pela Reuters, que estimavam uma expansão de 5,6% no ano passado.
No quarto e último trimestre de 2021, a economia dos EUA avançou 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, bem acima dos 2,3% registrados no terceiro trimestre. A expectativa dos analistas era de uma alta de 5,5%.
Relacionadas
O resultado é explicado, em parte, pelo fato de as empresas terem reabastecido seus estoques para atender à demanda por bens. As exportações também impulsionaram o desempenho econômico.
Em 2021, o governo do presidente Joe Biden concedeu uma série de benefícios e estímulos fiscais para minimizar o impacto da pandemia de covid-19. A manutenção da taxa básica de juros em patamares historicamente baixos também teve papel importante.
Em 2020, no primeiro ano da pandemia, o PIB dos EUA sofreu uma retração de 3,4%, a maior queda em 74 anos.
Os dados divulgados hoje, ainda preliminares, serão revisados no dia 24 de fevereiro.