Inflação nos Estados Unidos é a maior em 40 anos

O índice veio acima do esperado e foi puxado pelo aumento de habitação, carros usados e caminhões
-Publicidade-
A inflação do país está bem acima da meta de 2% definida pelo Banco Central norte-americano
A inflação do país está bem acima da meta de 2% definida pelo Banco Central norte-americano | Foto: Reprodução/Pexels

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) fechou 2021 em 7%, em relação ao ano anterior — a maior taxa anual no país desde 1982, informou nesta quarta-feira, 12, o Departamento do Trabalho americano.

Em dezembro, o índice subiu 0,5% em relação a novembro (acima do 0,4% esperado pelos economistas).

Com isso, a inflação do país fechou o ano acima da meta de 2% definida pelo Federal Reserve (Fed) — Banco Central americano.

-Publicidade-

A maior contribuição para o aumento veio de habitação, carros usados e caminhões.

“O índice de alimentação também contribuiu, apesar de ter perdido ritmo nos últimos meses”, apontou o material de divulgação do departamento.

A economia norte-americana está enfrentando uma inflação alta à medida que a pandemia de covid-19 obstrui as cadeias de abastecimento, pressionando o custo de vida dos americanos.

“O primeiro trimestre deve observar um pico de inflação, com preços menores de energia e um declínio na inflação de alimentos e automóveis, permitindo uma alta mais lenta dos preços para o restante do ano”, disse o estrategista-chefe global do JPMorgan, David Kelly, em Nova Iorque.

Na terça-feira 11, o presidente do Conselho do Fed, Jerome Powell, em depoimento ao Congresso, disse que estava otimista que as questões da cadeia de suprimentos se aliviariam neste ano e ajudariam a reduzir a inflação.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

10 comentários Ver comentários

  1. PARABÉNS CRAQUE EVARISTO E EQUIPE EMBRAPA TERRITORIAL PELO TRABALHO.
    SUGIRO, ENVIAR ESTUDOS DO ARTIGO PARA TODAS AS EMBAIXADAS BRASILEIRAS E DO MUNDO E PARA OS ADIDOS AGRÍCOLAS, PARA DIVULGAÇÃO AO PLANETA DA VERDADE DE NOSSAS PRESERVACOES E FLORESTAS.

    1. e 55 Milhões de Pobres e 14 Milhões de Desempregados . Deixados pelo Governo dos Petralhas , do Luladrão do Pão com Mortadela. Isso os Mortadelas não falalam .Fora a Roubalheira.

  2. Culpa do Bolsonaro, só pode ser!
    Chupem Yankes. Da proxima vez escolham um presidente melhor ou lutem por eleiçoes limpas. As ultima de vocês foi nojenta e espero que nao se repita aqui no Brasil.
    Corremos esse risco!!

  3. Tem que avisar os Diogos Schelps da vida que toda hora fala que o Brasil ultrapassou a meta em quase 6%. Nunca fala que os EUA de Biden ultrapassaram a meta em mais de 5%. A Alemanha ultrapassou em mais de 3%.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.