A avaliação é do presidente do banco central dos Estados Unidos
O presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou ontem, domingo 17, que a economia norte-americana poderá encolher “facilmente” entre 20% e 30% neste trimestre.
Ele destacou, em entrevista à emissora CBS, que o resultado é fruto da crise causada pelo novo coronavírus.
Até agora, 30 milhões de empregos foram destruídos na maior economia do mundo, após o fechamento de empresas em meio à pandemia.
O desemprego pode alcançar um pico de 20% a 25%, um nível nunca visto desde a década de 1930, mas Powell acredita que o país vai conseguir evitar outra depressão.
“Acho que existe uma boa possibilidade de que haja crescimento positivo no terceiro trimestre”, relativizou, advertindo, no entanto, que voltar à normalidade pode levar tempo e que os Estados Unidos não verão uma recuperação completa até a descoberta de uma vacina contra a covid-19.
Leia também: Vacina contra a covid-19 apresenta resultados promissores
Para contornar a crise, o Fed reduziu a taxa de referência para emprestar dinheiro e injetou bilhões de dólares no sistema financeiro e em programas destinados a apoiar pequenas e médias empresas, bem como governos estaduais e locais.