O Pix automático, modalidade de pagamento que permite quitar despesas recorrentes sem precisar autenticar cada transação, começará a funcionar em abril de 2024, segundo informou o Banco Central (BC). Isso significa que os usuários poderão fazer parcelamentos com o Pix.
Esse tipo de pagamento vai se assemelhar ao débito automático, hoje utilizado para contas de consumo com vencimento mensal, como gastos com água, luz e telefone. Mas o Pix automático também poderá ser usado para quitar boletos de um parcelamento em escolas, por exemplo, ou outros tipos de empresas.
“A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes”, declarou o Banco Central, em informe.
Para usar o serviço, o correntista terá de autorizar o Pix automático, como já ocorre com o débito automático. Empresas de qualquer segmento e de todos os tamanhos que necessitem de pagamentos periódicos poderão usar o produto. Haverá pagamento de tarifas apenas para a companhia que receberá o Pix automático, mas as taxas ainda não foram definidas.
A instituição também explicou que o Pix automático tem menos exigências que o débito automático e é mais acessível do que o cartão de crédito. “Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população.”
Segundo o BC, uma série de funcionalidades estarão à disposição, como estabelecer um limite do valor da parcela a ser debitada e cancelamento da autorização a qualquer momento.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que os bancos brasileiros estão na vanguarda tecnológica do mundo, sempre prontos para se adequar às inovações. A federação também afirmou que “todas as novidades reforçam a agenda de inovação do Banco Central, apoiada pela Febraban, que trarão mais comodidade e facilidades para todos os usuários do Pix”.