O setor de planos de saúde, entre convênios médicos e odontológicos, encerrou o ano passado com mais de 4 milhões de novos usuários. O acréscimo resultou em quase 50 milhões de conveniados em dezembro de 2021, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados na segunda-feira 7.
Segundo o relatório, o número de associados a convênios médicos é o maior registrado desde janeiro de 2016. Já na comparação com 2020, o crescimento dos usuários ficou perto de 3%. No setor de planos odontológicos, a alta foi de mais de 9,5% em relação ao valor registrado no primeiro ano da pandemia.
Outros dados do relatório de planos de saúde
Ainda de acordo com o relatório da ANS, entre os usuários de assistência médica, o maior crescimento aconteceu na faixa etária de 39 a 43 anos, com alta de cerca de 7%. Já nos planos odontológicos houve aumento de cerca de 12%, tanto na faixa etária entre 39 e 43 anos quanto entre as pessoas com idade de 44 a 48 anos.
No comparativo de dezembro de 2020 com o mesmo mês no ano passado, as maiores altas de convênios médicos foram registradas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Em relação ao mesmo período, a maior quantidade de usuários de planos odontológicos foi identificada nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.