Políticos que apoiaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano criticaram o discurso do petista que relativizou a importância da estabilidade fiscal. A declaração do presidente eleito, proferida na quinta-feira 10, derrubou as ações de empresas brasileiras e provocou uma alta na cotação do dólar.
“O discurso caiu mal não só para o mercado, mas também para aqueles que acharam que a ‘frente ampla’, essencial para a vitória dele no segundo turno, valeria também para o governo”, disse o presidente do Cidadania, Roberto Freire. “Lula dava sinais positivos na transição, mas fez um discurso desnecessário. Foi um passo mal dado.”
Relacionadas
O empresário João Amoêdo, fundador do Novo, tem a mesma leitura. “Achei ruim e desnecessário fazer esse discurso na largada”, afirmou. “Mas ainda é prematuro dizer como será o governo dele. A transição trouxe coisas boas e ruins. Mas o mercado está volátil demais.”
O tucano José Anibal, por sua vez, acredita que deve haver equilíbrio entre a estabilidade fiscal e os gastos com programas sociais. “É possível trabalhar nas duas frentes”, observou.
Relativização da estabilidade fiscal
O mercado financeiro reagiu mal às declarações de Lula sobre os gastos públicos e às indicações do petista para o grupo de transição. O dólar atingiu a maior alta semanal desde junho de 2020, com valorização de 5,45%. No mês, a moeda norte-americana acumula alta de 3,28% sobre o real. O resultado do ano, contudo, é de desvalorização: -4,31%.
Na quinta-feira, o Ibovespa — índice que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) — fechou em queda de 3,35%, com 109 mil pontos. Trata-se da maior redução diária desde setembro de 2021.
O índice perdeu R$ 156 bilhões em valor de mercado apenas na quarta-feira 9. Em dois dias de quedas seguidas, as perdas totais chegaram a quase R$ 250 bilhões. O cálculo é da consultoria TradeMap, que leva em consideração a variação no valor de mercado das companhias que integram o Ibovespa.
Relacionadas
Ainda na quinta-feira, Lula ironizou a reação do mercado financeiro. Indagado sobre a queda do Ibovespa e sobre a alta do dólar, o ex-presidente não mostrou preocupação.
“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país?”, perguntou o presidente eleito, ao defender mais espaço no Orçamento para o financiamento de programas sociais. “Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto?”
Podem ficar tranquilos.
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/fWQdtXitDM
— Lula (@LulaOficial) November 10, 2022
Inacreditavel que este ser com tantos crimes foi eleito. Qual a novidade para estes apoiadores, esperavam o que deste ser abjeto?
O Sr.Lula não merece castigo , está Isento, se alguém tem que ser castigado , são os que deram o cheque em branco para um ser desta categoria , criminoso, desonesto , mentiroso , ignorante , sem carater e moral, entre outros adjetivos que retratam o pior do ser humano .
Os políticos de raciocínio débil devem fazer o L e torcer para o desastre ser recuperável .
Como podem pessoas como Arminio Fraga e Roberto Freire se declararem surpresos ou espantados com sandices ditas ou feitas por Lula? Esperavam algo diferente disso?
Foram bem pagos para deslembrar o passado do ladrão durante a campanha?
Não sabiam!!!??? Essa afirmação é mais um insulto ao Brasileiro.
É mais um tapa na nossa cara.
um totem na presidência….kkkk
Tadinhos. Tão inocentes. Não faziam a mínima ideia da merda que estavam fazendo.
Inocentes? São mequetrefes…gananciosos…usurpadores…são urubus esperando a carniça.
Este sim será o Governo do Lula, este pensamento não mudará, ou seja estamos fadados ao fracasso.
Engraçado esses políticos que apoiaram Lula esperavam o que? Sabiam perfeitamente a ideologia do PT .
Provavelmente num devem estar conseguindo o cargo almejado .
Não venham agora passar de ” mocinhos enganados” , ingênuos vcs não são!
Não se enganem. Essas figuras sabem muito bem o que foi que apoiaram. Estão agora tentando limpar a imagem. Em breve teremos FHC nesse “bonde”. Estadão e Globo já até publicaram editoriais críticos. Vão para mudar de lado e reencenar o Teatro das Tesouras? Temos memória curta.
Ué arrependimento antes de inicar mais um desgoverno da quadrilha que estes canalhas sem vacilar apoiaram por ignorar seus métodos? agora estes vagabundos querem posar de santinhos sem nenhum moral para tanto já que como todos sabiam que corríamos alto risco de eleger uma quadrilha e um ladrão acusado de assassino de companheiros para
… levar o país ao caos e à escravização indigna do comunazismo assassino que primo acto será atentar contra a nossa liberdade e nos silenciar pela força para nos assaltar como quiseram como feito em longos catorze anos … o futuro do Brasil é o lixo fétido e infecto que já chega a nossas narinas.
90 a 100 milhões de brasileiros não votaram no ladrão L
50 milhões no Mito, e 40-50 milhões abstenção, brancos e nulos.
Considerando tb 10 milhões de votos trocados intencionalmente pelo sistema eleitoral
Vemos que pouca gente ficaria a favor de uma intervenção e a uma boa parte ficaria escondido embaixo da cama se a coisa estourasse
Acalmem-se senhores! O Carniça irá resolver tudo isso daí, numa boa, portanto acalmem-se. Terão uma boa surpresa a partir de 1º de Janeiro. Aguardem. kkkkkk…
os comparsas acham que enganam alguem
Pola, pola mesmo, como dilia um chinês! A concentração de babacas imbecis por metro quadrado em Banânia deve ser a maior do sistema solar, quiçá da galáxia! Roberto Freire, Zé Anibal, esse tal de Amoêdo, entre outros, estão aí desde o Big Bang e não aprenderam pola nenhuma? Pola, dilia o chinês outla vez…
São críticas falsas desses políticos e jornalistas que querem dar um ar de independência que não têm. São todos safados, sabiam que iam levar o Brasil pro abismo e mesmo assim votaram no ex presidiário.
Coisa de bandido mesmo. Uma vez ladrão sempre ladrão. Aliás, o maior ladrão de todo o universo e de todos os tempos. Ninguém no mundo e na vida conseguiu roubar mais que o luladrao.
Jogo de cena , todos gatos do mesmo balaio.
Dos três poderes, o que manda é o legislativo. Faz a lei, derruba o veto, faz o orçamento, faz a reforma constitucional, declara o impedimento do presidente, vice e de todos os ministros do supremo. Por isso acompanhe o trabalho de seu deputado e de seu senador. Eles assumiram compromissos no palanque. O povo tem o dever de fiscalizar. Votou contra os compromissos afaste-o e assim, logo, logo, teremos apenas dois partidos, que é o ideal. Os primeiros passos foram dados.
11* MANDAMENTO : Não contamineis o sistema eleitoral
Amoedo, Freire, Aníbal, cambada de vagabundos, outros virão criticar o nine, mas não os esqueceremos, traidores da Pátria
Faz o L , babacas…
Faz o “L”, cambada! 😁
Este cara é um Camelot de porta da rodoviária, usado por grupos financistas, um Bobo da Corte
bobo da corte ou da máfia…kkkkk
Bando de hipócritas….eu que não entendo de política, economia, picanha…..ele não me enganou e voces foram enganados???? Vão criar vergonha na cara
Alice, ninguém foi enganado entende?
Aguardemos o escrutinio possivel, que as FFAA nos garantiu, hoje confirmado pelas 3 ARMAS.
Esse amontoado de bandidos lesa-pátria, sequer tem a capacidade de se entenderem, qdo 200 BI ee a estrategia de valor para o assalto.
Serão todos pilhados ao amanhecer.
Durma em paz, com nosso Deus maior.
Papo furado desses cínicos hipócritas.
O ladrão falou durante a campanha tudo o que iria fazer se fosse eleito. Falou abertamente como iria levar o país ao abismo. E levará em pouquíssimo tempo.
Os palhaços estão assustados porque?
Faz o L …
Faz o ‘L’ … de ladrão!!!
Tá só começando, mais tá tudo normal, tá fazendo do jeito que fez a campanha, só mentiras. “QUANDO AS PESSOAS QUEREM O IMPOSSÍVEL SOMENTE OS MENTIROSOS PODERÃO SATISFAZE-LAS”.
Acreditaram no ladrão Luladrão, faz o L cambada de idiotas e ladrões
Agora é pegar o L de vocês e enfiar naquele lugar……
amoeba faz o L
Faz um… kkkkk
Faz o L
Aguardem a merda que farão….terão saudades de Bolsonaro, muito chupins …
As falas são ruins, as ações serão bem mais pior, é só aguardar!
Façam um L, otários!