Prato do dia: filé de laboratório

Carnes de laboratório podem ter adição de vitaminas, ômega 3 e proteínas, afirma Dagomir Marquezi em artigo na Revista Oeste
-Publicidade-
Uma das vantagens das carnes de laboratório é nutricional, diz Dagomir Marquezi
Uma das vantagens das carnes de laboratório é nutricional, diz Dagomir Marquezi | Foto: Shutterstock

Em seu artigo publicado na Edição 84 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi fala sobre “filés criados em laboratório” e trata da estratégia de começar com produtos de alto luxo e popularizar conforme esse mercado de elite se estabeleça.

“Pouco mais de mil pessoas experimentaram até agora essas carnes de ‘cultura celular’. O processo ainda é muito caro, e o estágio de pesquisa tem um longo caminho pela frente. Por enquanto, o produto é oferecido apenas num clube privado de Cingapura e numa empresa de culinária experimental de Tel-Aviv, em Israel”, escreve Marquezi.

Leia outro trecho

-Publicidade-

“Existem ainda outras vantagens técnicas nas carnes de laboratório. Uma delas é nutricional. Carnes de laboratório podem ter a adição de vitaminas, ômega 3, proteínas, etc. Outra vantagem: seu sabor pode ser incrementado ou personalizado na manipulação genética.

O processo, obviamente, não é milagroso. As células precisam de nutrientes para crescer na estufa. O que leva a uma contradição. O nutriente mais comumente usado por enquanto é o FBS, ou ‘soro fetal bovino’. Que vem justamente do sangue retirado de vacas prenhes pouco antes do abate. As companhias do setor estão procurando um nutriente sintético que substitua o FBS.”

Revista Oeste

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 84 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Silvio Navarro, Ubiratan Jorge Iorio, Pedro Henrique Alves, Deonísio da Silva, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.