Quem precisa fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? O INSS convocou mais de 4,3 milhões de beneficiários para fazerem o exame, que garante o recebimento de benefícios como aposentadoria, pensão e auxílio-doença.
Desde janeiro de 2023, os segurados do INSS não precisam mais se deslocar até um banco para a prova de vida anual. Agora, cabe ao INSS comprovar a vida do segurado, conforme a Portaria 1.408. Porém, quando o beneficiário não é encontrado, este é notificado pelo aplicativo Meu INSS ou por sua rede bancária para fazer a prova de vida.
Quem foi notificado pelo INSS precisa fazer a prova de vida em 60 dias
“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados”, disse o INSS. “Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.”
Segundo o INSS, os segurados que receberem a notificação precisam acessar o aplicativo Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar o exame.
+ Leia mais notícias sobre Economia em Oeste
Depois de 60 dias das notificações enviadas pelo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, o pagamento poderá ser bloqueado se não houver comprovação de que o beneficiário está vivo.
“Nós invertemos o ônus”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, no ano passado. “Nós vamos adotar a prova de vida ativa, onde o segurado não vai precisar ir a rede bancária e outros lugares. Isso passa por tecnologia e compartilhamento de dados.”
+ Leia também: “Aposentados e pensionistas do INSS: qual o prazo da prova de vida?”