Na noite de quarta-feira 11, a rede varejista Americanas anunciou a descoberta de um rombo de R$ 20 bilhões no balanço contábil da companhia. A revelação caiu como uma “bomba” entre os investidores.
Em fato relevante divulgado ao mercado, o CEO da Americanas, Sergio Rial, que estava no comando da varejista há nove dias, renunciou ao cargo. Rial é um dos executivos de maior prestígio do país.
Em termos técnicos, a rede varejista explicou que o rombo foi identificado em “inconsistências em lançamentos contábeis”, ou seja, o valor se refere a empréstimos para compras junto a fornecedores na qual a Americanas é devedora de bancos e que não apareciam devidamente no balanço.
Embora as informações sejam preliminares, a detecção do rombo prenuncia um escândalo em uma das maiores varejistas da América Latina, e deve comprometer a recuperação dos papeis da rede no mercado financeiro, que acumulam perdas de quase 60% em um ano na Bolsa de Valores.
O conselho da Americanas nomeou interinamente o diretor de recursos humanos, João Guerra, como presidente e diretor de Relações com os Investidores. Segundo a Americanas, trata-se de um “executivo com ampla trajetória na companhia nas áreas de tecnologia e recursos humanos, e não envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira.”
A empresa acrescentou ainda que o conselho vai criar um comitê̂ independente “para apurar as circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis, que terá́ os poderes necessários para a condução de seus trabalhos.”
Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão… E viva o fazendão…
Conversa pra boi dormir. A empresa já estava mal e sabendo que vai quebrar nesse novo governo, já pegaram o deles e mandaram pra fora. Que se lasquem os acionistas.
Mais um dando migué para entrar na fila do BNDES.
Alguém sabe qual é a empresa de Auditoria das Lojas Americanas que não viu nenhuma irregularidade identificada em menos de 10 dias pelo novo CEO?
Não sei se entendi direito, mas parece que até agora, não acharam roubo, mas ocultação de passivo (dívidas com bancos). Se assim for, os acionistas terão redução em seus dividendos e, pelo contrário, investir mais. E precisar, sim, de executivos de primeira linha para ajudá-los.
Quando feito pelos empresários ligados a esquerda é inconsistência se são empresários normais ai é fraude. (comentario perfeito que li de alguem na gazeta do povo)
Rombo de R$ 20 bilhões significa que esse valor está em conta(s) de outra(s) pessoa(s) ou empresa(s).
Nao se deve tirar conclusões precipitadas. A divulgação ainda é muito recente.
Observem os seguintes fatos: recentemente o portal de vendas online sofreu um abalo que demorou para sanar (provavelmente um ação de hackers – internos ou externos), evidenciando a fragilidade dos sistemas; o novo CEO é experiente na área de Tecnologia e Recursos Humanos (certamente isso não é por acaso); um rombo desse porte não surge gradualmente, pois no prazo de um mês, no máximo, seria facilmente detectado pela contabilidade; e a concorrência, no ramo das Americanas, vem de fora e é selvagem.
Tudo indica que foi algo súbito, possivelmente sabotagem, por ação de agentes internos com acesso aos sistemas de TI. Mas, essa é apenas uma linha de investigação.
Inexpugnável, só o sistema eleitoral brasileiro e suas urnas eletrônicas.
Não coseguirá se recuperar, nem com “ajudinhas”.
Não com a situação econômica de face lulista que se avizinha no horizonte, para a preocupação de todos.
Mais uma grande, estilo Mesbla, Mappin, que desaparecerá deixando um rombo aos acionistas.
Inclua nessa lista de espertos, a Varig que deu calote em funcionários deixando milionários seus diretores.
O maior acionista dessa rede de lojas não é o tal que financiava alguns “magistrados” em viagens para os EUA para custear seus “congressos” previamente montados para denegrir o presidente Bolsonaro? Então que quebre mesmo e que nem sobre os cacos. Infelizmente a Amazon que eu vez ou outra comprava via internet, está saindo do país, mas entrarão outras opções, nessa daí, jamais viu a cor de meu dinherinho.
Agooora entendi!
Os responsáveis não serão punidos, os pequenos investidores é que ficarão no prejuízo.
Igual ao caso da resseguradora IRB, ninguém foi preso, apesar do prejuízo bilionários aos investidores.
Eu sou contador há mais de 40 anos e a notícia de um balanço fraudulento, denigre a imagem da classe contábil!!!
Será que um balanço dessa monta não tinha auditoria?
SEU MAIOR ACIONISTA É O LACRADOR JORGE PAULO LEHMAN… ENFIM TUDO BEM NO BRASIL… VAI FICAR POR ISSO MESMO E OS INVESTIDORES QUE SE LASQUEM
Ladrão que rouba ladrão… etc
Era muito visível que algo tinha errado nas Americanas, uma loja com grande porte, em vários estados se via as condições lastimáveis que se encontramos…uma tristeza, observar que há ladrões por todos os lados.
Estão vendo como é fácil, fácil enganar esses investidores??? O que aconteceu foi ganância despercebida ligada a falta de atenção, relaxou!!!