Principal mercado da União Europeia, a economia da Alemanha encolheu no primeiro trimestre de 2023. O governo local divulgou os dados sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) alemão nesta quinta-feira, 25.
De acordo com os registros, o trimestre é o primeiro em dois anos com queda, em comparação a 12 meses anteriores. Neste caso, a economia da Alemanha teve retração de 0,2%, conforme os dados do Departamento Federal de Estatística do país. Para os germânicos, o órgão equivale ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Além disso, o desempenho do PIB alemão de janeiro a março caiu em relação ao resultado de três meses anteriores. Houve a queda de “0,3% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022 depois do ajuste de preço, de variações sazonais e de calendário”, informou o departamento germânico.
O governo local registrou a mesma tendência para a marca atingida de outubro a dezembro. A atividade econômica de outubro a dezembro apresentou queda de 0,5% sobre o período de julho a agosto, conforme os dados apresentados. “Dois trimestres negativos consecutivos”, segundo um comunicado oficial.
Os resultados alcançados frustraram as previsões para o primeiro trimestre de 2023 feitas em abril. As estimativas anteriores projetavam o crescimento de 0,2% do PIB alemão sobre igual intervalo no ano anterior e estagnação da economia da Alemanha para o resultado de outubro a dezembro de 2022.
Graças às sanções, entrarmos numa recessão.