publicidade
Economia, Política

Redução de jornada e salário poderá ter prazo ampliado

Dados sobre desemprego foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, 27 | Foto: Marcelo Casal Jr/Wikimedia Commons
Dados sobre desemprego foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, 27 | Foto: Marcelo Casal Jr/Wikimedia Commons

MP 936 pode ser estendida por mais 60 dias, segundo estudos do governo federal

redução de jornada e salário
Medida atende milhares de empregadores e trabalhadores
Foto: Marcelo Casal Jr./Wikimedia Commons

O governo federal estuda prorrogar o período máximo da Medida Provisória 936/2020, que trata da redução de jornada e salário ou suspensão de contrato de trabalhadores. Para bater o martelo, a equipe econômica calcula o impacto no Orçamento para bancar os benefícios como compensação aos atingidos.

Receba nossas atualizações

Pelas regras em vigor, as empresas podem negociar com os trabalhadores a suspensão de contrato por até 60 dias ou a redução de jornada e salário por até 90 dias. As medidas também podem ser combinadas, desde que juntas não extrapolem os prazos individuais nem a duração máxima total de três meses.

Leia mais: “Por onde virá a retomada”, reportagem da presente edição da Revista Oeste

Em contrapartida, o governo paga um benefício de até 100% da parcela do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito se fosse demitido, de acordo com a flexibilização negociada no contrato. Inicialmente, o governo prevê despender até R$ 51,2 bilhões nesses benefícios, segundo as regras originais e uma previsão de 24,5 milhões de trabalhadores atingidos.

A suspensão de contratos foi uma das modalidades mais acessadas pelas empresas, e muitas aderiram logo no início de abril, quando a MP foi editada. Isso significa que muitas negociações estão chegando ao limite de sua validade, sem que haja perspectiva de retomada da economia a curto prazo.

Durante a tramitação da MP na Câmara, os deputados inseriram um dispositivo que permite ao Executivo estender o prazo por meio de decreto. Com isso, não será necessário novo aval dos parlamentares, desde que a prorrogação ocorra dentro do período de calamidade pública.

Senado

Agora o governo corre para que o Senado aprove a MP antes do vencimento dos primeiros acordos. Os senadores tentaram votar nesta semana, mas sem acordo adiaram a votação para a próxima terça, 16.

O relator no Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que recebeu sinalização da equipe econômica de que a prorrogação seria feita aos poucos. “Se o governo fizer a prorrogação por decreto, acho que vai ser mensal ou no máximo de 60 dias”, disse. “Os setores que foram mais prejudicados, como o turismo, precisam disso.”

Leia também na Revista Oeste: “A Caixa quer ser o banco dos programas sociais”

 

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade