Buffets, cinemas e provadores de roupas, no entanto, ainda devem permanecer sem acesso do público
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/05/LAmerica_Shopping_Bento_Gonçalves_Brasil.jpg)
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul baixou portaria nesta quinta-feira em que libera a abertura de shopping e centros comerciais no Estado, desde que medidas indicadas sejam tomadas para a proteção do público.
Provadores de roupa das lojas, serviços de buffet de restaurantes e lanchonetes, lounges, áreas de recreação, cinemas, teatros, bares e pubs devem permanecer fechados.
O governador do Estado, Eduardo Leite, fechou todos os estabelecimentos comerciais no final de março. Na capital, Porto Alegre, os shoppings foram fechados ainda em 18 de março.
Todos os comerciantes devem elaborar protocolos de contingência, com medidas de prevenção e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores.
As regras já são válidas a partir desta quinta-feira e seguem um plano de distanciamento controlado implantado pelo governo, que dividiu o Estado por cores e respectivos riscos de contaminação por covid-19. Nas partes amarelas, as regiões com baixo risco. Laranja para médio risco; vermelho para alto risco e preto para altíssimo risco. Neste momento, não há nenhuma região em altíssimo risco. O mapa será atualizado semanalmente pelo governo.
Nas regiões com bandeiras amarela e laranja, os locais devem operar com metade dos trabalhadores e de consumidores. Nas áreas com bandeira vermelha, as vendas serão realizadas apenas por tele-entrega ou no sistema drive-thru.