Pessoas com mais de 65 anos que são donas do próprio negócio têm mais facilidade para conseguir crédito junto aos bancos, é o que revela a 11ª edição da pesquisa O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com o estudo, 66% dos empreendedores com mais de 65 anos conseguiram empréstimos, enquanto a média geral é de 52%. A diferença é ainda maior quando comparada com empreendedores mais novos: 35% dos donos de pequenos negócios com até 24 anos recebem resposta positiva.
Para o Sebrae, os bancos, quando concedem um empréstimo, levam em consideração, além da experiência de gestão, o histórico bancário, influenciando diretamente no resultado. Na faixa etária entre 36 e 45 anos, 51% dos empreendedores receberam resposta afirmativa; enquanto 53% das pessoas entre 46 e 55 anos tiveram sucesso. Já na faixa entre 56 e 65 anos, 57% conseguiram empréstimos.
Mulheres
Além dos empreendedores da terceira idade, as mulheres também recebem mais respostas positivas do que os homens quanto ao crédito, com sucesso em 54% dos pedidos. Como reportou a Agência Brasil, entre os homens, esse percentual cai para metade das solicitações.
Leia também: “Pequenos negócios ainda sentem efeitos da pandemia de covid-19”