Um ranking divulgado pela consultoria Kearney mostra que seis capitais do Brasil aparecem na lista das cidades com maior potencial para negócios e investimentos. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife fazem parte de um grupo de cerca de 150 destinos considerados atraentes por possíveis investidores.
Maior cidade do país, a capital paulista é a mais bem posicionada entre as brasileiras — ocupa a 40ª colocação no ranking deste ano, duas posições acima de 2020. O Rio de Janeiro vem na sequência, em 76º lugar (era o 72º no ano passado), seguido por Belo Horizonte (104ª colocação), Porto Alegre (108ª), Salvador (124ª) e Recife (125ª).
O levantamento leva em consideração fatores como volume de negócios, capital humano, troca de informações, experiência cultural e engajamento político. Há ainda outros parâmetros que analisam o potencial das cidades de se tornarem centros globais de negócios para as próximas gerações.
O ranking da Kearney coloca Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio nas quatro primeiras posições, repetindo o desempenho do ano passado.