O Sindicato dos Servidores do Banco Central (Sinal) convocou a categoria a entregar os cargos comissionados em protesto por reajustes salariais nesta segunda-feira, 3. O BC tem 3,5 mil servidores na ativa e cerca de 500 funções comissionadas. Ainda não há um balanço da adesão.
O objetivo dos servidores do BC é pressionar por uma reunião com o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, solicitada desde o fim do ano passado. A falta de funcionários em cargos comissionados do Banco Central pode dificultar o funcionamento da instituição.
O sindicato também está incentivando funcionários que devem substituir os comissionados a aderirem ao movimento. Segundo o Sinal, as atividades serão paralisadas no dia 18, em adesão ao movimento de servidores federais, organizado pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas dos Estados.
Conforme o Sinal, a reivindicação ocorre depois de o Congresso aprovar previsão de reposição salarial para policiais federais no Orçamento de 2022, com apoio do presidente Jair Bolsonaro. “A ideia é fazer reuniões virtuais com servidores de todo o Brasil para convencê-los a aderir”, informou o Sinal, em nota.
Até o momento, o BC não se pronunciou sobre o ato. O movimento de entrega de cargos começou a ganhar força nas últimas semanas com o protesto da Receita Federal (RF). Funcionários da RF querem um bônus de produtividade em seus salários, não previsto no novo Orçamento aprovado pelo Parlamento.
O funcionalismo público deveria ser enquadrado. Funcionários em cargos de confiança que reagem desta forma deveriam ganhar uma bola preta e nunca mais serem nomeados para cargos de chefia. Por outro lado, os salários destas categorias já são, via de regra, acima do mercado, e tem o benefício imoral da estabilidade. Mesmo os incompententes ou preguiçosos, não podem ser demitidos. A reforma administrativa deveria começar por aí.
É uma ótima oportunidade para tentarem carreira na iniciativa privada (mundo real).
Eu falei que o presidente errou quando destinou no orçamento para 2022 1.7 BI com exclusividade para aumento de salário de policiais e teria um 2022 de paralizações. E o ano começou agora.
Aumento tem que ser para todas as categorias do funcionalismo público.
funcionario publico em media ganha mais , tem estabilidade e pode ficar em casa na pandemia, nao perde emprego. se o salario nao agrada pode ir para a iiciativa privada.
Deixem entregar os cargos e substituam por novos concursados. Interessado e o q nao vai faltar ..
Olha se abrir concurso tem tanta gente competente…
3500 servidores…… Onde vivem??? O que fazem???? O que comem???
É muita gente p um único banco…. O governo deveria promover uma política de demissão voluntária
Sem dúvidas seria uma ótima idéia tranferir todas as funções e prerrogativas do BC para o Banco do Brasil ou caixa federal !
Tenho certeza de que o povo brasileiro não irá notar diferença alguma .
Vc ta misturando as coisas. O banco central e o xerife do mercado. Como os bancos comerciais poderiam regular a si mesmo? E formular politica economica, definir taxa de juros. Sua proposta e absurda.
Seria incrível se fosse verdade, mas esses parasitas inúteis jamais largarão essa “boquinha” paga pelos imbecis que somos todos nós
Excelente oportunidade para nos livrarmos dessa turma de petistas, corpo mole, sindicalizados, que só boicotam o governo. Se for verificar como entraram lá, metade foi arranjada.
En
Coloquem pra trabalhar quem realmente quer trabalhar. Simples. Deve ter uma fila enorme na espera.
Justa causa nesta turma, e convoquem concursados que devem estar em lista de espera.
Que entreguem os cargos. Garanto deve ter muitos querendo a comissão que por sinal não deve ser pequena!!!!