Epidemiologista responsável pela estratégia acredita que o país está mais preparado para conter o vírus chinês que seus vizinhos
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a taxa de propagação da covid-19 na Suécia está menor do que a média europeia. No mês de agosto, o país que dispensou o lockdown no combate ao novo coronavírus registrou cerca de 75 casos para cada 100.000 habitantes, enquanto o continente contabilizou quase o dobro, pouco mais de 124. Nas primeiras duas semanas de setembro, a diferença foi ainda maior: 22,5 entre os suecos contra 76,5 nos outros países europeus.
Leia também: “Testes da vacina de Oxford serão retomados no Brasil”
Para Anders Tegnell — o epidemiologista responsável pela estratégia de sucesso —, o país está mais preparado para conter o coronavírus do que seus vizinhos. O médico acredita que a Suécia continuará a apresentar “um baixo nível de propagação”, com surtos locais, enquanto em outros países o problema será mais crítico. “Isso provavelmente acontecerá até que se tenha um nível de imunidade que possa travar a situação”, disse Tegnell ao jornal inglês Financial Times.