A taxa de inflação da Zona do Euro alcançou um nível recorde em março, anunciou nesta sexta-feira, 1º, a Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia. Os países do bloco apresentaram alta de 7,5% no último mês.
Esta é a maior taxa de inflação registrada para os 19 países que adotaram a moeda única desde que a União Europeia começou a medir o índice em bloco, em janeiro de 1997. A Zona do Euro vinha de um patamar de 6% em fevereiro e enfrenta tendência de alta desde novembro do ano passado.
Segundo a Eurostat, a instabilidade econômica decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia é o principal motivo para a disparada da inflação. As oscilações nos preços do petróleo nas bolsas internacionais foram consideradas o fator preponderante para o recorde de março.
O setor de energia foi o que apresentou maior alta no mês, com quase 45%, seguido de alimentação, com 5%.
Dentro do bloco, a Lituânia é o país onde se registou a inflação mais elevada, com 15,5%, seguida de Estônia (15%), Holanda (12%) e a Letônia (11%).
Na outra ponta, Malta registrou o menor índice de inflação no mês, com 4,5%. Depois aparecem França (5%) e Portugal (5,5%).
Será que vão culpar o Bolsonaro por isso também? Cadê o nove dedos gritando com aquela voz que dá pesadelos de escutar cuspindo mentiras? Ou o marreco traíra dizendo que o poder do PR chegou lá no outro continente? Ele não andou pela Alemanha esses dias? O quê foi fazer lá? Encontrou com quem? 🤔 Só fazendo piada mesmo para aguentar, pior é que as piadas viram verdade nesse país 🤨
Agora é cobrar do senil americano, o bidê, os americanos são o câncer do mundo.
🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Culpa do Bolsonaro… Afinal foi ele que inventou essa fraudemia e o lockdow