A taxa de juros média do empréstimo imobiliário mais popular dos Estados Unidos subiu para o nível mais alto desde 2001, informou nesta quarta-feira, 26, a associação nacional que representa o setor de financiamento imobiliário (MBA, na sigla em inglês).
A taxa média do contrato em uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos subiu 22 pontos-base, para 7,16%, na semana encerrada em 21 de outubro. Já o volume de pedidos de financiamentos imobiliários caiu quase 2%. Esse é o ritmo mais lento de contratação de empréstimos desde 1997.
Desde o início deste ano, as taxas de hipotecas mais do que dobraram no país, à medida que o Fed, o Banco Central dos EUA, segue uma trajetória agressiva de aumentos nas taxas de juros para controlar a inflação. Em novembro, o BC deverá elevar pela quarta vez consecutiva a taxa básica de juros.
Essas ações, projetadas para resfriar a economia norte-americana o suficiente para conter as pressões de preços, pesaram fortemente sobre o setor imobiliário — mais sensível à taxa de juros.
Rumo ao terceiro mundo! Parabéns aos demoniocratas!