A taxa de ocupação dos hotéis do Brasil, entre janeiro e agosto de 2022, cresceu 74%, em comparação com o mesmo período de 2021. O movimento aumentou em todas as regiões do país.
O destaque ficou para o Sudeste, que teve quase 85% de crescimento no número de quartos ocupados, e para o Sul, que teve a ampliação de 78% na taxa de ocupação dos hotéis. Os números são do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O setor foi um dos mais afetados pelas medidas de restrição aplicadas depois do surgimento da covid-19.
“A análise contou com a amostra de 518 hotéis de redes associadas, responsáveis pela oferta de 80.546 unidades habitacionais disponíveis”, segundo a instituição. De acordo com o FOHB, o menor crescimento ocorreu na Região Norte (pouco mais de 46%). Na sequência, aparecem Nordeste (cerca de 54%) e Centro-Oeste (55%).
Em todo o país, o valor médio das diárias cresceu 35%. O melhor desempenho também ocorreu no Sudeste (42%). A segunda posição ficou com o Nordeste (27%), seguido de Centro-Oeste (27%), Norte (25%) e Sul (23%).
Ocupação dos hotéis em agosto no Brasil
Comparando com julho, a taxa de ocupação dos hotéis cresceu quase 45% no Brasil em agosto. Do mesmo modo, Sudeste e Sul lideram o desempenho, com alta de 54% e 50%, respectivamente. Assim, o Centro-Oeste aparece na terceira posição, com o aumento de 27%, acompanhado por Norte (25%) e Nordeste (22%).
Além disso, o Sudeste teve a maior elevação média no valor das diárias: 57%. Sul e Centro-Oeste aparecem empatados, com 34%. A quarta posição é do Nordeste (29%), seguido do Norte (28%).