A Telefônica Brasil, controladora da Vivo, anunciou que nos próximos meses lançará novos serviços de crédito. A decisão ocorre depois de a empresa receber, nesta segunda-feira, 2, autorização do Banco Central para operar como sociedade de crédito direto (SCD).
Com a licença de SCD, a companhia pode realizar empréstimos e financiamentos diretamente, sem intermediários financeiros. Até agora, a operadora utilizava plataformas terceirizadas, conhecidas como bank as a service.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Em comunicado, a Vivo afirmou que a autorização é um marco importante e que permite maior flexibilidade e eficiência na sua operação de fintech.
“Essa é uma evolução natural da jornada da Vivo na vertical de serviços financeiros”, afirmou o diretor da Vivo Fintech, Leandro Coelho. “Desde 2020 começamos a ofertar os primeiros produtos financeiros, utilizando a potencialidade do ecossistema da operadora.”
Os novos serviços serão lançados sob a marca Vivo Pay, dedicada a soluções financeiras. Entre as novidades haverá uma conta digital com benefícios exclusivos para os clientes da operadora, além de novos produtos de crédito.
Em junho, o empréstimo pessoal da Vivo alcançou R$ 446 milhões — um crescimento de 62,4%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Recentemente, a empresa também introduziu o “parcela Pix” e a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Vivo Pay
O Vivo Pay também oferece seguros para celulares, tablets e notebooks. Nos últimos 12 meses, encerrados em julho, os serviços financeiros da operadora geraram receitas de R$ 450 milhões — um aumento de 26,9%, comparado ao ano anterior.
Segundo a nota, a transição para o novo modelo não afetará os consumidores finais. A Vivo explicou que o controle integral da operação permitirá uma integração mais eficaz dos serviços financeiros aos seus canais, o que resulta em uma experiência de uso aprimorada.
A estratégia da empresa é promover os novos serviços por meio do aplicativo da operadora, atualmente utilizado por oito em cada dez clientes para interações com a empresa. Os assinantes podem contratar e gerenciar os serviços financeiros diretamente no aplicativo, na aba Vivo Pay, sem necessidade de baixar outro app.