O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas ao final do segundo quadrimestre deste ano. É o menor tempo médio já registrado no Mapa de Empresas, ferramenta do governo federal de acompanhamento da quantidade de empresas registradas no Brasil, mantido pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia.
Há um ano, em agosto de 2021, o tempo médio para abrir uma empresa era de 46 horas, o dobro do tempo atual. Em abril, no final do primeiro quadrimestre, o tempo médio para a abertura de uma empresa era de 40 horas — 17 horas a mais que agora, o que significa que nos quatro últimos meses houve uma queda de 42,5% no tempo médio despendido para abrir uma empresa.
A queda no tempo é ainda mais acentuada quando observada a evolução da série histórica. Em relação ao início de 2019, quando o tempo despendido era de cinco dias e oito horas, a queda foi de quatro dias e dez horas (82%). Ou seja, atualmente é preciso menos de um quinto do tempo em relação ao início dos registros sobre esse indicador. Além disso, o atual tempo médio alcança a meta prevista para ser atingida somente em dezembro deste ano.
Os dados sobre o prazo médio incluem o tempo de consulta prévia de viabilidade e o tempo de registro da empresa. A redução do tempo se deve a medidas de simplificação, à integração digital entre as 27 juntas comerciais e à plataforma gov.br.
O material da Sepec mostra também que o país registrou 1,4 milhão empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022 — aumento de 2% em relação ao primeiro quadrimestre do ano. O país encerrou o mês de agosto com 20,1 milhões de empresas ativas.
Estados mais rápidos
O tempo de abertura de empresas é menor nos Estados de Sergipe (dez horas), Espírito Santo (13 horas), Goiás (13 horas), Alagoas e Pernambuco (14 horas em ambos).
Estados mais demorados
A demora maior é verificada no Amapá (37 horas), Santa Catarina e Piauí (ambos com 36 horas), Pará (35 horas) e Rio Grande do Sul (33 horas).
Em São Paulo, o tempo médio de abertura de uma empresa é de 22 horas.
Obrigado, presidente Bolsonaro, o melhor presidente da nossa história.
Foi graças à sua iniciativa da lei de liberdade e da extraordinária equipe econômica de Paulo Guedes q o Brasil melhorou, e muito, no esforço de dar ao empreendedor o respeito q ele merece.
Obrigado.
Votarei em vc de novo.
Varia em função do tipo de negócio e das exigências, mas boa notícia, de qualquer forma