Ministro afirma que números brasileiros impressionam até mesmo órgãos internacionais
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta segunda-feira, 23, durante evento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que todas as regiões do Brasil e todos os setores da economia estão criando empregos. Segundo o economista, os fatos mostram que o país está crescendo em V — com rápida recuperação depois de uma queda — e os números brasileiros impressionaram até mesmo órgãos internacionais.
Leia também: “Paulo Guedes vai para o ‘ataque’ por privatizações e reforma tributária”
“São os fatos que nós temos. Existem muitas narrativas. Mas, contra os fatos, as falsas narrativas se dissolvem. O fato hoje é que todas as regiões do Brasil estão criando empregos, todos os setores estão criando empregos. A economia brasileira voltou em V como nós esperávamos, para surpresa de organizações internacionais”, disse.
Empregos em 2020
Segundo o governo federal, a economia brasileira gerou cerca de 250 mil postos de trabalho nos dois primeiros meses do ano, já descontadas as demissões. Nos quatro meses seguintes (março a junho), depois que governadores e prefeitos decretaram a paralisação das atividades econômicas no país, 1,4 milhão de trabalhadores com carteira assinada ficaram desempregados. No terceiro trimestre de 2020 (julho a setembro), no entanto, o Brasil já recuperou quase 50% dessa perda, com a criação de aproximadamente 700 mil empregos formais.