A Toyota pretende aumentar as vendas no Brasil em 20% neste ano. A meta estipulada pela montadora foi anunciada na terça-feira 8.
O porcentual está bem acima das previsões do setor para toda a indústria. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores prevê 8,5% de expansão do mercado em 2022.
Caso a meta seja alcançada, a montadora japonesa terá chance de expandir a participação no mercado brasileiro.
Em 2021, a produção aumentou quase 50%
No ano passado, a empresa ficou em quinto lugar, com uma participação de quase 9% nas vendas de automóveis e comerciais leves, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos.
Segundo comunicado divulgado pela montadora, um dos grandes desafios em 2021 foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes.
Mesmo assim, a Toyota encerrou o ano com produção de quase 172 mil unidades nas duas fábricas de automóveis, em Sorocaba e Indaiatuba (SP).
Isso representou crescimento de 48%, na comparação com 2020. Na mesma base de comparação, a produção total de veículos no Brasil aumentou 11%.
Mais competitividade para as montadoras
No comunicado, o presidente da empresa no Brasil, Rafael Chang, voltou a destacar a necessidade de o país ser mais competitivo.
“A Toyota reafirma seu compromisso de seguir buscando o diálogo e propostas para uma agenda de competitividade para o Brasil que traga mais previsibilidade e corrija distorções tributárias”, afirmou o executivo.
Com a produção concentrada no Estado de São Paulo, a Toyota tem se posicionado contra a continuidade de incentivos fiscais para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste.
Concordo , o poder aquisitivo do Brasileiro não alcança este nível de preços praticados pela indústria automobilística instalada no Brasil.
Aposta também no aumento da Hilux pra 500 mil ?
Desculpe mas praticando preços abusivos como todas tem praticado, aproveitando-se da pandemia, falta de peças e criando lastro para eletrificação dos modelos, será difícil um aumento tão expressivo nas vendas
Com essa miséria que vive os trabalhadores, isso é pura ilusão, fora o desemprego que está estratosférico com esse assassino e sua quadrilha no desgoverno dessa republiqueta das bananas. É melhor construir carrinho de mão.