Turismo no Brasil perde 44% do faturamento durante a pandemia

FecomercioSP acredita na necessidade de programas governamentais de crédito para o setor se recuperar
-Publicidade-
Aviões taxiando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo | J.F.Diorio/Estadão Conteúdo
Aviões taxiando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo | J.F.Diorio/Estadão Conteúdo

FecomercioSP acredita na necessidade de programas governamentais de crédito para o setor  recuperar-se

Aviões taxiando no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo | J. F. Diorio/Estadão Conteúdo
-Publicidade-

O faturamento do turismo brasileiro encolheu R$ 41,6 bilhões entre março e setembro de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior — a perda corresponde a 44%. O resultado foi apontado por estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgado na última terça-feira, 17.

No último mês da análise, setembro, a queda em relação a 2019 foi de 37,6% (R$ 5,8 bilhões). Os nichos de hospedagem e alimentação perderam, em conjunto, 37,3%, e as atividades culturais, esportivas e recreativas, 24,4%. O transporte aéreo foi o mais afetado: retração de 64,6% — resultado, no entanto, melhor que os obtidos em agosto (-68,8%) e julho (-78,1%).

A entidade acredita que o turismo necessita de programas de crédito do governo para se recuperar. “Ao contrário de setores como o comércio e os serviços, em recuperação desde o início do segundo semestre do ano, o turismo não apresenta sinais de retomada. Até por isso há necessidade de uma expansão da oferta de crédito para as empresas do setor, principalmente por meio de ajuda de programas do governo”, informou em nota.

Leia também: “Setor imobiliário projeta novo ciclo de expansão”

 

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Mas como isso pode melhorar se já estão ensaiando mais um famigerado lockdown para logo mais, em pleno verão? Isso só vai acabar se houver um derramamento de sangue dos grandes de determinados vagabundos metidos a tiranetes em alguns estados deste país. Pensando bem não precisa ser tanto assim, é só pegar uma meia dúzia de governadores e o líder deles e pendurá-los em mastros por todo o país para servir de exemplo. Opositores lá na China são tratados desse jeito, por isso que as coisas por lá andam de vento em popa sem ninguém para atrapalhar.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.