Na quarta-feira 19, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde à auditoria dos gastos das universidades federais brasileiras. Além disso, serão investigados os contingenciamentos de verbas destinadas a essas instituições — o Ministério da Educação garante se tratar de economia de recursos. Segundo o ministro do TCU Raimundo Carreiro, partidos políticos dominam os centros acadêmicos abastecidos com o dinheiro dos pagadores de impostos. Sendo assim, é urgente saber o destino do montante, com a finalidade de se respeitar os impostos e o trabalho do contribuinte. O magistrado defendeu, ainda, que entrem na mira da corte despesas autorizadas no passado por reitores.
Carreiro criticou, por exemplo, o descaso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o Museu Nacional do Rio. Localizado na Quinta da Boa Vista e sob o guarda-chuva da UFRJ, o patrimônio histórico foi destruído por um incêndio. “É questão política. Tem que voltar 10 anos atrás e entender o que se passa na UFRJ”, declarou Carreiro, em sessão virtual. Na mesma linha, o ministro Walton Alencar Rodrigues mencionou que as universidades brasileiras são o maior polo de consumo de recursos federais em cada um dos Estados. “A União despeja nas universidades mais dinheiro do que em qualquer outra atividade. O orçamento da UFRJ gravita na ordem dos bilhões”, observou Alencar.
por mim privatizava tudo e , sem antes fazer uma devassa !
Infelizmente essas universidades deveriam ser privatizadas. A maioria dos servidores destas instituições so querem saber de status e dinheiro, mas seus conteúdos profissionais são precários.
A maioria das pesquisas também é um “faz de conta” é mais um meio de sugar dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos brasileiros.
Quando o Brasil mais precisou dos trabalhos dos pesquisadores dessas universidades, não teve êxito, pois, em meio a pandemia a maioria dos doutores e mestres ficaram em suas respectivas zonas de conforto (residências) recebendo seus altos salários sem fazer nada. Dessa forma, o Brasil teve que importar de outros países (vacinas e outros materials contra a Covid) gastando assim, bilhões dos cofres públicos com essas importações e descobertas.
Quem colocou fogo no museu foram os militantes, porque a esquerda odeia antecedentes históricos, pois não aceitam viver sob regras de comportamento e o museu, para eles, exercem um papel de guardar um passado que para esses esquerdistas são inaceitáveis. É preciso investigar esses militantes criminosos!!!
Se o governo pagasse pra todo mundo estudar nas universidades particulares, ficaria muito mais barato do que custear esses antros chamados de universidades federais, e isto sem falar na qualidade.
Boa ideia!
UFRJ culpou os bombeiros pelo incêndio do Museu Nacional do RJ. PSOL e Petralhas
passou da hora de auditar essa cambada
A maioria das Universidades Públicas de Ciências Humanas deveria acabar, é apenas formadora de militantes de esquerda, patrocinada com o dinheiro dos pagadores de impostos.
Lixos esquerdopatas.
Um país invertido como nosso, deixa de aplicar esse caminhão de recursos, dos pagadores de impostos, na educação básica para investir nas universidades. Se os pagadores de impostos soubessem o fruto que colheriam com essa inversão, em todas as áreas, não sairiam mais das ruas.
Tem que privatizar todas as universidades federais.