Em abril, a utilização do Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), superou os pagamentos feitos por DOC, TED e boleto bancário somados. Informações compiladas pelo BC mostram que já existem mais de 242 milhões de chaves cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.
Aproximadamente 75 milhões de brasileiros já usaram o Pix, seja para pagar ou receber, portanto, 45% da população adulta do Brasil já usou o sistema em algum momento. As transações realizadas pelo Pix (1,547 bilhões) já foram responsáveis pela movimentação de mais de R$ 1,109 trilhões. A modalidade de pagamentos instantâneos completou seis meses de operação no último domingo, 16.
Leia mais: “Lançado há seis meses, Pix soma R$ 1 trilhão em transações”
Pix Saque e Pix Troco
Está aberta consulta pública que trata do Pix Saque e do Pix Troco. As duas novas funcionalidades estão previstas para serem implementadas no segundo semestre desse ano, e possibilitarão a retirada do dinheiro em espécie com o Pix.
Novidades
Segundo o Banco Central, até o fim do ano o Pix terá outras funcionalidades:
- Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix
- Pix aproximação: para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos
- Possibilidade de fazer Pix entre usuários que estejam sem acesso à internet
- Iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão a especificação técnica definida no âmbito do Open Banking