Volatilidade do câmbio está acima do que BC deseja

Contudo, segundo diretor de Política Monetária, Bruno Serra, Banco Central não tem instrumentos para atuar contra isso por enquanto.
-Publicidade-
BC não tem instrumentos adequados para lidar com a volatilidade do câmbio no momento, diz Bruno Serra | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
BC não tem instrumentos adequados para lidar com a volatilidade do câmbio no momento, diz Bruno Serra | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil | bruno serra, taxa de câmbio, volatilidade, bancos, crise do coronavírus

Contudo, segundo diretor de Política Monetária, Banco Central não tem instrumentos para atuar contra isso por enquanto

bruno serra, taxa de câmbio, volatilidade, bancos, crise do coronavírus
BC não tem instrumentos adequados para lidar com a volatilidade do câmbio no momento, diz Bruno Serra | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em webinar promovido pela XP Investimentos, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou que a crise de 2008 foi essencial para o enfrentamento do atual problema financeiro vivido pelo mundo.

-Publicidade-

Segundo ele, há 12 anos, os bancos foram estimulados a criar buffers (amortecedores, em tradução livre do inglês) de crédito, para impedir que novas quebras como a ocorrida naquele período acontecessem.

“Por isso, o setor bancário está sendo parte da solução da crise do coronavírus desta vez”, explicou o executivo.

Sobre a taxa de câmbio, Serra atestou que o BC tem reservas mais do que suficientes para manter tudo sob controle, ainda que a volatilidade esteja acima do que ele gostaria.

“Felizmente, pudemos atuar nessa crise baixando os juros e estimulando a economia, o que não foi possível na maioria das crises no passado.”

Ainda sobre a volatilidade do câmbio, o diretor afirmou que ela incomoda, mas o BC não tem instrumentos adequados para atuar contra isso no momento.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.