O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que o Banco Central do Brasil está certo em colocar a taxa de juros no patamar atual. Além de político, ele é empresário e dirigiu por 26 anos uma rede de lojas do setor varejista que leva seu sobrenome.
A declaração ocorreu em uma entrevista à CNN, concedida ao programa do empresário Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar. “Eu diria que o Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto, têm razão”, declarou. Zema comparou a taxa de juros a um termômetro.
“Não tem que mexer no termômetro, tem que mexer no doente, em quem está com febre”, explicou o político. “E quem está com febre é o governo, que gasta mais do que arrecada. A taxa de juros é só uma consequência.”
Atualmente, a Selic (taxa de juros básica da economia) está em 13,75% ao ano. Durante o governo Bolsonaro, ela chegou a ser fixada em 2% ― um dos menores níveis da história do Brasil. Contudo, a alíquota aumentou depois do surgimento da pandemia por coronavírus.
A elevação da Selic está relacionada ao controle da inflação. Quanto mais alta a taxa, mais alto o custo dos empréstimos. Ou seja: o mecanismo torna mais caro tomar dinheiro emprestado para investir. Além disso, ele aumenta a procura por investimentos em renda fixa. Desse modo, menos dinheiro fica em circulação, o que ajuda a conter a redução do poder de compra da moeda.
Zema diz que Lula tem discurso de ressentimento
Na opinião de Zema, Lula não está fazendo um governo de união, ao contrário do que o petista prometeu durante a campanha eleitoral. “Tenho observado um discurso de ressentimento em relação passado”, disse o governador sobre as falas do presidente da República.
“Nós temos de olhar para o futuro”, declarou. “São mais de 210 milhões de brasileiros. Eu vejo que não há nenhum plano consistente com relação ao futuro.”
Análise muita rasteira e superficial para o cidadão esclarecido.
O Tarcísio e o Zema são o futuro do Brasil. só espero que chegue antes de 2026.
Zema está correto. Possível candidato na próxima eleição. Estamos sempre pensando nas “próximas eleições”.
O “guvernu” do nine é a propria doença… Nome do mal? Parasitose múltipla, associada a casos graves de fecaloma cerebral… Nem com fortes antibióticos, banhos de carrapaticidas e reza braba tem cura… É esperar o desenlace…
Cala a boca, senão ele vai cassado preventivamente.
Temos três opções e Bolsonaro.
Zema: para progresso e desenvolvimento;
Tarcísio: pra fazer a infraestrutura do país;
Moro: pra enfrentar e tentar mudar o sistema por dentro (já mostrou valor contra os corruptos);
Bolsonaro: é sempre opção, se os outros não deslancharem (é de peso, mas, por favor, usa mais a cabeça e valoriza gente decente; chega de Aras, Marques, dentinhos, babar militares e fazer zoada demais).
Mas uma doença física nele é o seu problema nos ossos do quadril
Até os médicos, ainda decidiram por cirurgia.
Sabem o risco desta cirurgia.
O Pelé fez uma e sofreu muito
Kkk… Problema no quadril? Bem, as festas juninas estão chegando. É bom ir se preparando para dançar.
Tarcísio e zema como possíveis presidentes no futuro próximo
Zema, futuro presidente.