Em 12 de setembro de 1902, nasceu, em Diamantina (MG), Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília. Conhecido como JK, ele também foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e governador de Minas Gerais (1951-1955).
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Casado com Sarah, Juscelino Kubitschek teve duas filhas, Márcia e Maria. Durante seu mandato, JK inaugurou a nova capital federal, Brasília. Com isso, cumpriu um antigo projeto presente em três Constituições brasileiras.
À época, a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília visava a promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.
Slogan de Juscelino Kubitschek
Sua Presidência é frequentemente lembrada pelo slogan “50 anos em cinco”, que simbolizava seu objetivo de promover o rápido desenvolvimento econômico e a modernização do país.
Juscelino Kubitschek formou-se em medicina pela Universidade de Minas Gerais. Como presidente do Brasil, implantou o chamado “Plano de Metas”, que visava a acelerar o desenvolvimento do país em diversas áreas, como transporte, energia, educação e saúde.
JK e a industrialização
Ele também incentivou a industrialização do Brasil, com a instalação de várias indústrias e fábricas no país.
A construção de rodovias e a expansão da infraestrutura foram aspectos centrais de seu governo. Ele também buscou fortalecer a economia brasileira e atrair investimentos estrangeiros.
O sucessor de JK
Apesar de seus sucessos, o governo de Juscelino Kubitschek enfrentou desafios. Em 1961, ele passou o cargo para seu sucessor, Jânio Quadros, em meio a um clima de instabilidade política.
Depois de deixar a Presidência, JK continuou a ser uma figura influente na política brasileira. Ele foi candidato a outros cargos políticos, mas sua carreira foi interrompida pela crescente instabilidade política do Brasil.
Juscelino Kubitschek faleceu em um acidente de carro, em 22 de agosto de 1976, na Via Dutra, perto de São Paulo.