Em 17 de setembro de 1983, a série animada Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) marcava a sua estreia como série animada na televisão.
A primeira transmissão ocorreu na rede norte-americana CBS. Com o sucesso, a emissora passou a distribuir o conteúdo para vários países, incluindo o Brasil.
No total, a série produziu 27 episódios e se dividiu em três temporadas. A veiculação dos conteúdos originais durou até 1985, quando a Marvel Productions, em parceria com a TSR e a Toei Animation, passou a responder pela coprodução.
A trama que envolveu milhões de pessoas girava em torno de seis adolescentes que estão em um parque de diversões e embarcam em uma montanha-russa chamada Dungeons & Dragons.
+ Leia mais notícias de História na Oeste
No meio do passeio, abre-se um portal e o grupo é transportado para um mundo completamente diferente e mágico. Nesse mundo estão dragões, feiticeiros, fadas e unicórnios, entre outras figuras marcantes e fantasiosas.
Mestre dos Magos: o guia dos novatos na Caverna
Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby, garotos e garotas que compõem o grupo, recebem novas roupas e armas mágicas. Os trajes são entregues pelo Mestre dos Magos, que atuará como guia dos novatos em seu novo mundo.
Na jornada dentro deste novo mundo chamado de “Reino” uma outra figura se destaca: trata-se do unicórnio Uni, que será adotado especialmente por Bobby, um menino de oito anos.
O grande desafio era voltar para casa
O principal objetivo do grupo é retornar para o seu lar. Para isso, contudo, terão de enfrentar inimigos como o feiticeiro Vingador, a deusa-dragão Tiamat e o Demônio das Sombras, que trabalha como informante do Vingador.
Quando a série foi finalmente encerrada, em 1985, muitos culparam os grupos de pais e o ‘Pânico Satânico’, embora, na verdade, segundo historiadores da série, a interrupção se deu por causa do número cada vez menor de espectadores.
Caverna do Dragão: final melancólico
Sem audiência nem lucro, a terceira temporada foi mais curta e não apresentou um encerramento conclusivo. Michael Reaves, aliás, escreveu um roteiro que a CBS desistiria de produzir. A emissora repentinamente suspendeu a série.
Nele é revelado que o Vingador é o filho do Mestre dos Magos, que está enfeitiçado pelo mal. O roteiro virou história em quadrinhos em 2010 pelas mãos do ilustrador brasileiro Reinaldo Rocha.
Leia também: “16 de setembro na história nascem os personagens coiote e papa-léguas“