publicidade
História

14 de setembro na História: Nintendo lança o GameCube

Desempenho de vendas do aparelho foi inferior ao de seus concorrentes diretos

GameCube, da Nintendo, concorreu com PlayStation e Xbox | Foto: Divulgação/Wikimedia Commons
GameCube, da Nintendo, concorreu com PlayStation e Xbox | Foto: Divulgação/Wikimedia Commons

Em 14 de setembro de 2001, a Nintendo lançou no Japão o GameCube, sucessor do Nintendo 64. O objetivo era competir com o PlayStation 2, da Sony e o Xbox, da Microsoft.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

Receba nossas atualizações

O console marcou a primeira vez em que a empresa utilizou discos ópticos, no formato miniDVD, para armazenar jogos. Assim, abandonou os tradicionais cartuchos, usados em aparelhos anteriores. Além disso, o GameCube trouxe opções de conectividade, como suporte para jogos on-line e conexão com o portátil Game Boy Advance.

O desempenho de vendas do GameCube, no entanto, foi inferior ao de seus concorrentes diretos. De acordo com dados oficiais, foram vendidas 21,7 milhões de unidades do console em todo o mundo, número bem abaixo das vendas do PlayStation 2 e do Xbox.

Dois fatores contribuíram para essa diferença: o preço mais elevado do GameCube e a maior dificuldade de piratear os jogos, o que, em muitos mercados, influenciou escolhas dos consumidores.

Apesar disso, o GameCube teve uma vida útil significativa. Foi produzido até 2007, com um catálogo de mais de 600 títulos lançados. Alguns dos jogos mais populares dessa plataforma incluem The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Metroid Prime, Resident Evil 4 e Super Smash Bros. Melee.

Jogos do GameCube são referência para fãs da Nintendo

Muitos desses títulos se tornaram referência em suas respectivas franquias e continuam a ser lembrados pelos fãs da Nintendo.

GameCube, da Nintendo, foi produzido até 2007 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
GameCube, da Nintendo, foi produzido até 2007 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O fim da produção do GameCube coincidiu com o lançamento de seu sucessor, o Wii, que chegou ao mercado em novembro de 2006 com uma proposta inovadora, que incluía controles sensíveis a movimentos.

Leia também: “12 de setembro na História: nasce a Capitania de Minas Gerais”

A transição para o Wii consolidou a estratégia da Nintendo de buscar diferenciação no mercado de consoles. O ideia era mirar novas formas de interação com os jogos.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.