No dia 17 de setembro de 1985, o Brasil enfrentou seu primeiro grande apagão. Foi um evento de impacto, que afetou oito Estados e o Distrito Federal. O blecaute durou cerca de três horas, conforme relata o History Channel Brasil.
A falha comprometeu a distribuição de energia elétrica em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e parte do Espírito Santo.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Apesar de não ter havido uma paralisação contínua, o impacto do apagão foi significativo, por ter causado transtornos em diversas áreas, principalmente no Estado de São Paulo.
O início do apagão ocorreu por volta das 15h45. Uma sobrecarga de energia na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, fez com que a rede de distribuição interrompesse a transmissão de energia como uma medida de proteção.
Acidentes e tentativas de depredação
Esse corte desencadeou uma série de eventos que afetaram as hidrelétricas do Rio Paranaíba. Além de desligá-las, a ocorrência interrompeu o fornecimento de energia em diversos Estados.
Entre os Estados atingidos, São Paulo foi o mais prejudicado. O caos tomou conta do trânsito na capital paulista. A falha nos semáforos contribuiu para cerca de 50 acidentes.
Duas pessoas foram atropeladas e morreram. Além disso, houve tentativas de depredação em estações de trem, como a Estação Júlio Prestes e a Estação Patriarca, onde passageiros se revoltaram por causa da impossibilidade de embarcar.
No interior do paulista, 271 cidades ficaram sem energia, o que aumentou ainda mais a dimensão do problema, até então inédito.
No Rio de Janeiro, o impacto foi sentido especialmente no sistema de transporte público. O metrô ficou paralisado por 28 minutos, o que causou grandes transtornos aos passageiros, enquanto na Central do Brasil os trens demoraram mais de uma hora para retomar o funcionamento.
Esse apagão de 1985 ficou marcado na história do país como um dos maiores até então. Foi superado apenas pelo apagão de 1999, que atingiu 11 Estados brasileiros e parte do Paraguai.