Em 18 de outubro de 1867, os Estados Unidos formalizaram a compra do Alasca da Rússia por US$ 7,2 milhões. O acordo marcou a expansão territorial americana, já que o território foi o último a ser incorporado ao país.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Com essa aquisição, os EUA não apenas se desfizeram da presença russa na América do Norte, mas também garantiram um acesso estratégico ao Oceano Pacífico.
O Alasca é o maior Estado dos EUA. Ele, que se estende por mais de 1,7 milhão de quilômetros quadrados, faz fronteira com o Canadá e é separado da Rússia pelo Estreito de Bering.
A região tem condições climáticas rigorosas e um isolamento geográfico que, embora desafiador, não impediu seu desenvolvimento econômico, especialmente depois da descoberta de grandes reservas de petróleo.
Motivos da compra dos Estados Unidos
A ideia da compra do Alasca pelos Estados Unidos surgiu em meio a uma série de explorações russas no Pacífico, especialmente pela iniciativa do navegador dinamarquês Vitus Bering, no século XVIII.
Apesar de as negociações se arrastarem, o acordo ganhou força em março de 1867, quando o secretário de Estado William Seward decidiu prosseguir com a aquisição.
Inicialmente, a transação foi alvo de críticas e zombarias, sob apelidos como “geleira de Seward” e “jardim dos ursos polares”. No entanto, a aprovação do Senado dos EUA ocorreu por uma margem mínima.
À época, o valor recebeu contestação de parte da sociedade norte-americana, mas as riquezas naturais do Alasca logo se mostraram vantajosas. No final do século 19, a corrida do ouro atraiu um número significativo de colonos, e, na década de 1950, a região se firmou como um importante centro de produção de petróleo e gás natural.
Confira 10 curiosidades sobre o Alasca
- O Alasca é o Estado menos populoso dos EUA, com cerca de 730 mil habitantes;
- Possui mais de 3 milhões de lagos e é conhecido por sua biodiversidade;
- O Alasca abriga o maior parque nacional dos EUA, o Parque Nacional de Denali;
- É o Estado com o maior número de vulcões ativos do país;
- O clima varia drasticamente, com regiões que vão de tundras frias a florestas tropicais;
- A cidade de Barrow, no Alasca, é uma das mais ao norte dos EUA e tem 30 dias de sol contínuo no verão;
- O Alasca é o único Estado que não está conectado por terra aos outros Estados americanos;
- O nome “Alasca” vem da palavra aleuta Aleyska, que significa “grande terra”;
- Em 1989, o desastre do Exxon Valdez causou um dos piores derramamentos de petróleo da história;
- O fenômeno das auroras boreais é visível em grande parte do Estado durante os meses de inverno.
Pelo que eu saiba, o Hawaii foi anexado depois do Alaska e também não tem conexão por terra com is outros estados americanos.
O Hawaii foi anexado como território em 1898 e, depois da 2ª Guerra Mundial, foi admitido como estado em 1959. E você está correto: além do Alaska, o Hawaii também não é contíguo aos demais 48 estados.
Há ainda 16 outros territórios, sendo os principais (em população) Guam, Puerto Rico e U.S. Virgin Islands.