Em 18 de setembro de 1970, o renomado guitarrista, cantor e compositor Jimi Hendrix morreu, aos 27 anos, em um hotel, em Londres.
O médico que o atendeu inicialmente afirmou que Hendrix morreu asfixiado pelo próprio vômito, composto majoritariamente de vinho tinto. Contudo, as circunstâncias de sua morte permanecem controversas.
Nascido em 27 de novembro de 1942, em Seattle, nos Estados Unidos, Hendrix é amplamente considerado por críticos e músicos como o maior guitarrista da história do rock e um dos mais influentes músicos de sua época. Depois de obter sucesso na Europa, ele ganhou fama nos EUA, com sua apresentação no Festival Pop de Monterey, em 1967.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Três anos depois, Hendrix foi o destaque principal do Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight. Sua carreira começou a ganhar destaque em 1966, quando formou a banda Jimmy James and the Blue Flames. Descoberto pelo baixista Chas Chandler, do grupo britânico The Animals, ele foi levado para a Inglaterra, onde formou a banda The Jimi Hendrix Experience, com Noel Redding e Mitch Mitchell.
As primeiras apresentações de Jimi Hendrix em Londres foram um sucesso. Logo o cantor se destacou com canções como Purple Haze, The Wind Cries Mary e Hey Joe, que chegaram aos top dez. Em 1967, o grupo lançou o álbum Are You Experienced, que se tornou um grande sucesso.
Hendrix ganhou notoriedade por suas performances explosivas, incluindo incendiar sua guitarra no teatro Astoria Theatre, em Londres. No Festival Pop de Monterey, Hendrix repetiu a façanha ao incendiar e destruir outra guitarra.
Jimi Hendrix e o abuso de drogas
Em dezembro de 1967, lançou o álbum Axis: Bold as Love, seguindo o estilo de Are You Experienced. Nesse período, Hendrix enfrentava conflitos com Noel Redding e abusava de drogas e álcool, o que resultou em sua prisão em Estocolmo, em 1968, depois de destruir um quarto de hotel durante uma crise de fúria.
Leia também: “17 de setembro na História: Caverna do Dragão estreia como série animada na TV “
Pouco depois, ele lançou Electric Ladyland (1968), álbum duplo que incluiu a clássica versão de All Along the Watchtower, de Bob Dylan. Hendrix então retornou aos EUA e criou seu próprio estúdio em Nova Iorque, o Electric Lady. Seu relacionamento com a banda deteriorou, levando ao fim do Experience, em 1969.
Em agosto do mesmo ano, formou a banda Gypsy Suns and Rainbows para tocar no Festival de Woodstock, mas a formação durou pouco. Antes de sua morte, Hendrix planejava um novo projeto com a banda HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).