Considerado uma das maiores lendas do esporte brasileiro, o ex-boxeador Éder Jofre morreu em 2 de outubro de 2022, aos 86 anos, em Embu das Artes, São Paulo. Ele havia sido internado em março do mesmo ano e não resistiu a complicações de uma pneumonia.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Conhecido como Galo de Ouro, Éder Jofre foi tricampeão mundial de boxe. Ao todo, ele conquistou dois títulos na categoria peso-galo e um na categoria peso-pena, feitos que o tornaram referência mundial no esporte.
Nascido em São Paulo em 26 de março de 1936, Jofre cresceu em uma família dedicada ao boxe. O pai dele, José Aristides Jofre, conhecido como Kid Jofre, foi um pugilista argentino que passou ao filho os ensinamentos do esporte.
Sob a orientação do pai, Jofre iniciou a trajetória no boxe ainda jovem. Em 1953, ele estreou nos ringues como amador, no torneio Forja de Campeões. Três anos depois, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália, onde chegou até as quartas de final na categoria peso-galo.
Em 1957, Éder Jofre começou a carreira profissional. No ano seguinte, já era campeão brasileiro da categoria e consolidou sua posição como um dos melhores do país.
Em 1961, ele se mudou para os Estados Unidos, onde conquistou o primeiro título mundial pela National Boxing Association (NBA) depois de derrotar o mexicano Eloy Sanchez por nocaute. Um ano depois, unificou os títulos ao vencer o irlandês Johnny Caldwell.
Éder Jofre manteve o cinturão mundial de peso-galo até 1965, período em que venceu todas as lutas por nocaute.
Depois de uma breve pausa no boxe, Jofre retornou aos ringues no início da década de 1970, desta vez na categoria peso-pena. Em 1973, venceu o cubano naturalizado espanhol José Legra e conquistou o título mundial do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
Em única defesa do título, o brasileiro derrotou o pugilista mexicano Vicente Saldivar por nocaute.
Éder Jofre também se destacou na política
Além da carreira no esporte, Jofre também teve trajetória na vida pública. Em 1982, foi eleito vereador em São Paulo pelo Partido Democrático Social (PDS). Posteriormente, em 1989, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde permaneceu até o ano 2000.
Durante a carreira política, Jofre foi autor de 25 leis, a maioria voltada para as áreas de saúde e educação.
Leia também: “29 de setembro na História: Mafalda faz sua primeira aparição pública”
Leia mais
Nos últimos anos de vida, o ex-boxeador foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa.