Em 26 de setembro de 1969, a banda Beatles lançava seu último álbum: Abbey Road. O título refere-se ao local onde ficava o estúdio da EMI, na Rua da Abadia, em Londres. Hoje no endereço está a Abbey Road Studios.
Número 120 na história da banda, o último álbum ainda é motivo de polêmica do ponto de vista cronológico. A dúvida existe porque, depois dele, viria Let It Be. Contudo, Let It Be foi gravado meses antes.
Abbey Road é um marco na cultura pop. Sua gravação antecedeu à separação dos Beatles e ganhou fama por apresentar grandes clássicos como Come Together, Something e Here Comes The Sun.
A travessia que virou tradição
Além das músicas, o álbum encantou o público pela estética do disco, com músicos atravessando a rua que deu nome à coleção. Entre os músicos estava Paul McCartney, descalço.
Até hoje, na famosa faixa de pedestres, fãs dos Beatles e turistas do mundo todo atravessam a rua e posam para fotos.
O álbum tornou-se muito especial também para Ringo Starr. O baterista escreveu a letra de duas canções ao longo da década em que participou dos Beatles.
![Criação de capa teria sido uma forma de McCartney abordar a suposta conspiração em torno da sua morte | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-25-at-19.24.09.jpeg)
A conspiração Paul Is Dead
Mesmo tendo pelo menos uma música para cantar em cada álbum, as composições de Ringo não tinham muito espaço no monopólio de John Lennon e MacCartney.
Brincar com as teorias da conspiração foi o principal objetivo de Paul ao recriar a icônica capa. Afinal, o fato de estar descalço no Abbey Road impulsionou a conspiração Paul Is Dead.
A conspiração “Paul está morto” diz que o beatle morreu no começo dos anos 60, mas foi substituído. Suposições à parte, Paul só atravessou descalço por não querer aparecer com as sandálias que estava calçando.
Beatles e o famoso dia da foto
O dia 8 de agosto de 1969 foi a data da famosa foto. O ensaio se inspirou em um esboço desenhado por McCartney. Foram necessárias muitas reuniões até decidirem sobre a capa e o título do disco.
Depois de cogitar desertos, navios e até o Everest, optaram por não ir tão longe e usar o próprio estúdio onde gravaram parte da obra.
Não mais que dez minutos foi o tempo usado para todo o ensaio fotográfico. A banda cruzou a rua algumas vezes, alternando os lados e a ordem dos membros.
![George Harisson: álbum empalcou dois sucessos de sua autoria | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-25-at-19.30.04.jpeg)
Os sucessos de George Harrison
Durante o ensaio, a polícia de Londres fechou a rua para não haver problemas com carros ou fãs. Em 2014, imagens do ensaio completo foram leiloadas por US$ 580 mil dólares.
O álbum também firmou o nome de George Harrison como um grande compositor. Ele emplacou dois grandes sucessos na coleção: Here Comes the Sun e Something.
Abbey Road é considerado um dos melhores trabalhos do grupo e, aparentemente, passava a impressão de que as turbulências internas entre os integrantes haviam terminado.
A saída de Paul McCartney
Contudo, uma guerra pelos negócios da banda ainda seria desencadeada por conta da morte de Brian Epstein, que era o empresário do grupo.
A banda entrou em conflito sobre quem seria o próximo empresário. Paul McCartney se opôs à contratação de Allen Klein (então promotor dos Rolling Stones). Os demais membros eram favoráveis.
McCartney não concordou em pagar 15% de todos os lucros para Klein. Os demais Beatles ficaram com Klein até 1977.
A letra de Here Comes the Sun, um dos maiores sucesso do álbum:
Veja também:
- Here comes the sun, doo-doo-doo-doo
- Here comes the sun, and I say
- It’s alright
- Little darlin’, it’s been a long, cold, lonely winter
- Little darlin’, it feels like years since it’s been here
- Here comes the sun, doo-doo-doo-doo
- Here comes the sun, and I say
- It’s alright
- Little darlin’, the smile’s returning to their faces
- Little darlin’, it seems like years since it’s been here
- Here comes the sun
- Here comes the sun, and I say
- It’s alright
- Sun, sun, sun, here it comes
- Sun, sun, sun, here it comes
- Sun, sun, sun, here it comes
- Sun, sun, sun, here it comes
- Sun, sun, sun, here it comes
- Little darlin’, I feel that ice is slowly melting
- Little darlin’, it seems like years since it’s been clear
- Here comes the sun, doo-doo-doo-doo
- Here comes the sun, and I say
- It’s alright
- Here comes the sun, doo-doo-doo-doo
- Here comes the sun
- It’s alright
- It’s alright
+ Leia mais notícias de História na Oeste