Em 28 de outubro de 1933, nasceu, em Magé (RJ), Manuel Francisco dos Santos, conhecido mundialmente como Garrincha. Famoso por suas jogadas inigualáveis, o jogador de futebol ajudou a Seleção Brasileira a conquistar duas Copas do Mundo. Por causa de suas fintas que confundiam os adversários, foi carinhosamente apelidado de “a alegria do povo”.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A data de nascimento de Garrincha é cercada por algumas controvérsias, mas foi adotada pelo renomado escritor Rui Castro na biografia Estrela Solitária: um brasileiro chamado Garrincha.
O apelido surgiu de um irmão, inspirado em um pássaro de Mato Grosso, famoso por ser veloz e um pouco desajeitado.
Superação de desafios físicos de Garrincha
Apesar de suas pernas tortas e uma diferença de seis centímetros entre elas, Garrincha superou essas limitações físicas. Ele também enfrentou problemas como coluna torcida e poliomielite na infância.
Ele chegou a fazer uma cirurgia para curar a anormalidade nas pernas, mas a operação não deu certo e nunca se imaginou que ele poderia ter futuro no esporte. Contudo, ele usou as características físicas para brilhar com suas jogadas habilidosas.
Garrincha começou sua trajetória no futebol no time de uma fábrica têxtil onde trabalhava, até ser descoberto pelo Botafogo. No clube, ele conquistou o Campeonato Carioca, em 1957. Um ano depois, integrou a Seleção Brasileira e ajudou a equipe a vencer a Copa do Mundo, na Suécia.
O auge e os desafios pessoais
Em 1962, durante a Copa do Mundo no Chile, Garrincha desempenhou um papel crucial no bicampeonato do Brasil. Contudo, nos anos seguintes, seus problemas pessoais, como o vício em álcool, acabaram por ofuscar seu talento extraordinário.
O jogador morreu em 20 de janeiro de 1983, no Rio de Janeiro. Hoje, quase 41 anos depois de sua morte, ele continua a ser lembrado como um dos maiores jogadores da história do futebol mundial.