Em 7 de outubro de 1849, morreu o escritor Edgar Allan Poe, em Baltimore, nos Estados Unidos. Ele é reconhecido como um dos pioneiros da literatura de horror, com obras que exploram temas góticos e macabros. Trata-se de um dos marcos do movimento romântico norte-americano.
Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809. Órfão de mãe, que faleceu depois de ser abandonada pelo marido, o autor foi acolhido por Francis e John Allan, em Richmond, Virgínia, mas nunca adotado formalmente.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Ele começou a carreira com a publicação anônima de Tamerlane and Other Poems, em 1827. Posteriormente, dedicou-se à prosa. Ele se tornou conhecido por seu estilo único de crítica literária em revistas e jornais.
Em 1845, Edgar Allan Poe lançou O Corvo, um sucesso instantâneo. Depois de dois anos, sua mulher morreu de tuberculose. Ele morreu em 1949, aos 40 anos. As causas de sua morte são incertas, embora haja teorias sobre abuso de álcool, cólera, drogas, doenças cardíacas, raiva, suicídio ou tuberculose.
Veja baixo as dez principais obras de Edgar Allan Poe
- O Corvo (The Raven) (1845) — Um poema simbólico, que explora temas de perda e luto, famoso por seu tom sombrio e repetição.
- O Gato Preto (The Black Cat) (1843) — Uma narrativa de horror psicológico, que aborda temas de culpa e insanidade, centrada em um homem que comete atrocidades.
- A Queda da Casa de Usher (The Fall of the House of Usher) (1839) — Uma história de terror, que explora a decadência de uma família e sua mansão, com elementos de sobrenatural.
- O Coração Delator (The Tell-Tale Heart) (1843) — Um conto que narra a mente de um assassino que tenta justificar seu crime.
- O Corvo e Outros Poemas (The Raven and Other Poems) (1845) — Uma coleção que inclui O Corvo e outros poemas notáveis.
- O Sistema do Dr. Tarr e Prof. Fether (The System of Doctor Tarr and Professor Fether) (1845) — Uma sátira sobre as instituições psiquiátricas, misturando humor e horror.
- O Escaravelho de Ouro (The Gold-Bug) (1843) — Um conto de mistério que combina elementos de aventura e criptografia, popular por sua trama envolvente.
- As Aventuras de Arthur Gordon Pym (The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket) (1838) — O único romance completo de Poe, uma história de aventura e mistério no mar.
- A Máscara da Morte Rubra (The Masque of the Red Death) (1842) — Uma alegoria sobre a inevitabilidade da morte, onde uma festa extravagante é interrompida pela presença da Morte.
- Sonhos em um Dia de Verão (Dreams in a Little Space) (1831) — Um poema que reflete sobre a beleza efêmera da vida e os sonhos.