Em 7 de setembro de 1920, foi criada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também chamada de Universidade do Brasil. Instituída pelo decreto nº 14.343, assinado pelo então presidente, Epitácio Pessoa, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil.
Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil e a terceira melhor universidade do país. À época, ocupava a oitava posição na América Latina.
A UFRJ oferece mais de 150 cursos de graduação e 580 cursos de pós-graduação. A instituição também conta com sete museus e nove unidades hospitalares.
Localizada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, a UFRJ atua em 11 municípios. Ao longo de sua história, a universidade formou diversos ex-alunos renomados, como o arquiteto Oscar Niemeyer, os escritores Clarice Lispector, Jorge Amado e Vinicius de Moraes, e os médicos sanitaristas Carlos Chagas e Osvaldo Cruz.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Embora criada em 1920, a história da UFRJ remonta à Escola Politécnica, originada da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, de 1792, com ensino de engenharia militar desde 1699. Outras unidades, como a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia, foram incorporadas posteriormente.
A estrutura da Universidade Federal do Rio de Janeiro
A UFRJ possui diversos campi espalhados pelo país, cada um com uma especialização distinta. O campus principal, conhecido como Cidade Universitária, situa-se na Ilha do Fundão e abriga a maior parte das unidades acadêmicas e administrativas da universidade. Além da Cidade Universitária, a UFRJ possui campi em áreas como estes:
- Centro: onde estão localizadas várias faculdades e institutos de pesquisa.
- Maracanã: com foco em áreas específicas, incluindo a área de Ciências Humanas.
- Praia Vermelha: conhecido por sua forte atuação nas áreas de saúde e educação física.
A UFRJ oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, a saber:
- Ciências humanas e sociais: história, filosofia, sociologia, Direito.
- Ciências exatas e tecnológicas: física, matemática, engenharia, computação.
- Ciências biológicas e da saúde: medicina, biologia, enfermagem, farmácia.
- Artes e comunicação: teatro, música, jornalismo, design.