No dia 7 de setembro de 1940 teve início a ofensiva denominada como “Blitz”, marcada por intensos e devastadores ataques aéreos dos aviões alemães contra o Reino Unido.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos foram alvo de uma série de bombardeios, que duraram até 10 de maio de 1941.
O nome blitz é uma adaptação popular da palavra alemã Blitzkrieg, que significa “guerra- relâmpago”. A ação envolvia a infantaria, a Marinha de guerra, a aviação de guerra e os tanques da divisão de blindados panzer.
Blitz destrói milhões de casas em grandes cidades
Estes ataques resultaram na morte de mais de 43 mil civis, sendo metade deles em Londres. Resultaram, também, na destruição de mais de 1 milhão de residências.
Além da capital, cidades como Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton foram atacadas.
+ Leia mais notícias de História na Oeste
Mesmo diante dessa intensa ofensiva, os alemães não conseguiram destruir a moral do povo britânico ou conquistar o Reino Unido.
O começo do “Segundo Grande Incêndio de Londres”
Uma medida preventiva da nação liderada pelo primeiro-ministro Winston Churchill foi evacuar cerca de 650 mil crianças para áreas no interior do país. Hitler desistiu de continuar os ataques após 1941, voltando sua atenção para o Leste Europeu.
O ataque mais devastador ocorreu na noite de 29 de dezembro, quando os alemães bombardearam Londres e iniciaram o “Segundo Grande Incêndio de Londres”.
Em virtude dos constantes ataques, as defesas antiaéreas britânicas foram melhoradas. Houve aumento significativo de radares terrestres, o que auxiliou nos ataques noturnos, além de canhões antiaéreos e holofotes.
A partir de 1941, as baixas da Luftwaffe, composta da aviação de guerra, começaram a crescer. Em virtude da iminente invasão da União Soviética, a Alemanha abandonou os planos de conquistar o Reino Unido. Voltou-se para o Leste Europeu e encerrou os bombardeios em maio daquele ano.
O último grande ataque a Londres ocorreu em 10 de maio, quando 515 bombardeios atingiram pontos importantes da cidade, como o Museu Britânico, o Palácio de Westminster e o Palácio de St. James.