Champignon, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr., morreu em 9 de setembro de 2013, aos 35 anos, em São Paulo. Ele foi encontrado morto em seu apartamento com um ferimento de arma de fogo. As investigações concluíram que o músico atirou contra si mesmo.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Nascido em 8 de junho de 1978, em São Paulo, Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, iniciou a trajetória musical cedo. Aos 12 anos, formou a banda What’s Up, com Chorão, em uma parceria que marcaria o rock nacional. Em 1995, ambos criaram o Charlie Brown Jr., em que Champignon foi baixista e backing vocal.
A ascensão do Charlie Brown Jr.
O Charlie Brown Jr. destacou-se nos anos 1990 com um som que misturava rock, rap e punk, que refletiam a cultura jovem urbana. A voz de Chorão e o baixo de Champignon se tornaram marcas da banda, que emplacou diversos hits nas rádios e se consolidou como uma das bandas de rock mais populares do Brasil.
Lançado em 1997, o primeiro álbum da banda, Transpiração Contínua Prolongada, trouxe sucessos, como O Coro Vai Comê!, Proibida pra Mim e Tudo que Ela Gosta de Escutar. No mesmo ano, a banda foi eleita Banda Revelação no VMB da MTV.
Em 1999, o grupo lançou Preço Curto… Prazo Longo, com 25 canções inéditas, incluindo Confisco, Zóio de Lula e Te Levar. O disco Nadando com os Tubarões fez sucesso com músicas como Rubão, o Dono do Mundo e Não é Sério.
A carreira de Champignon
Sua participação no Charlie Brown Jr. foi marcada por altos e baixos, com mudanças na formação e problemas de relacionamento entre os integrantes. Em 2005, deixou a banda e se dedicou a outros projetos, como as bandas Revolucionnários e Nove Mil Anjos, com Júnior Lima na bateria e Peu Sousa na guitarra.
Em 2011, Champignon se reaproximou de Chorão e retornou ao Charlie Brown Jr. No entanto, em março de 2013, a morte de Chorão encerrou a banda. Depois, Champignon e os integrantes restantes formaram uma nova banda, chamada A Banca. Champignon morreu seis meses depois de Chorão.
Durante a carreira, Champignon foi eleito três vezes consecutivas o melhor baixista no VMB da MTV Brasil e venceu duas vezes o Prêmio Multishow na categoria de melhor instrumentista.