Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 13 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1500) No dia 13 de setembro, a expedição de Pedro Álvares Cabral chega a Calecute, Índia, depois de reivindicar o território do atual Brasil para a Coroa Portuguesa;
- (1501) Michelangelo Buonarroti, expoente do Renascimento italiano, começa a trabalhar na estátua de Davi; a escultura tem mais de 5 metros de altura e atualmente está em exposição na cidade de Florença;
- (1788) Nos Estados Unidos, a Convenção da Filadélfia estabelece a data para a primeira eleição presidencial no país e Nova York como a capital temporária na nação norte-americana.
Política
- (1791) Na França revolucionária, o rei Luís XVI aceita a nova Constituição; o monarca seria guilhotinado pelos revolucionários dois anos depois.
Insólito
- (1848) Phineas Gage, funcionário de uma estrada de ferro norte-americana, sobrevive a uma barra de ferro de 3,2 centímetros de diâmetro que atravessa o seu cérebro; sua alteração de personalidade foi objeto de estudos pioneiros na neurociência;
- (1899) No dia 13 de setembro, Henry Bliss torna-se a primeira pessoa nos Estados Unidos a morrer em decorrência de um acidente automobilístico.
Ciência & Tecnologia
- (1898) O inventor norte-americano Hannibal Goodwin patenteia o filme fotográfico de celuloide;
- (1906) O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont realiza um voo curto com o 14-Bis em Paris; trata-se do primeiro voo de uma aeronave de asa fixa na Europa.
Espiritualidade
- (1917) Em Fátima, Portugal, ocorre a quinta e penúltima Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos.
Cultura Pop
- (1985) Super Mario Bros. é oficialmente lançado no Japão.
Brasil
- (1987) Acidente radioativo de Goiânia: um objeto radioativo é retirado da seção de radiologia de um hospital em Goiânia; diversas pessoas morrem em decorrência da exposição à radiação.
Mortes
- (1592) Michel de Montaigne, filósofo francês nascido em 1533. Montaigne também teve importância fundamental para a Literatura, sendo considerado o criador do gênero literário Ensaio.
“Abandonar a vida por um sonho é estimá-la exatamente por quanto ela vale”. Michel de Montaigne.