Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 18 de outubro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (320) No dia 18 de outubro, o matemático Papo de Alexandria registra um eclipse solar que ele mesmo havia previsto;
- (1009) A Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, é destruída pelo califa fatímida Aláqueme Biamir Alá.
- (1356) Na região central da Europa, principalmente na Suíça, ocorre o Grande Terremoto da Basileia, evento sismológico mais intenso registrado ao norte dos Alpes.
Brasil
- (1825) A Independência do Brasil é reconhecida pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
Ciência & Tecnologia
- (1847) O astrônomo britânico John Russell Hind anuncia a descoberta do asteroide Flora;
- (1963) Félicette, uma gata preta e branca que vivia em Paris, torna-se o primeiro felino enviado ao espaço sideral;
- (1967) No dia 18 de outubro, a sonda soviética Venera 4 chega ao planeta Vênus, tornando-se assim a primeira espaçonave a medir a atmosfera de outro planeta.
Guerras
- (1860) Segunda Guerra do Ópio: França, Reino Unido, Rússia e a Dinastia Qing (monarquia chinesa) celebram a Convenção de Pequim, pondo fim ao conflito;
- (1912) Primeira Guerra dos Bálcãs: os reinos da Bulgária, Grécia e Sérvia unem-se contra a Turquia;
- (1917) O navio mercante brasileiro Macau é atacado próximo ao litoral da Espanha, evento que provoca o ingresso do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
Política
- (1867) No dia 18 de outubro, os Estados Unidos oficializam a posse do Estado do Alasca depois de comprá-lo da Rússia por US$ 7,2 milhões.
Espiritualidade
- (1914) Na Alemanha, o padre Josef Kentenich funda o Movimento Católico de Schoenstatt.
Mortes
- (33) Agripina, nobre romana nascida em 14 a.C. Ela foi a mãe do imperador Calígula;
- (1570) Manuel da Nóbrega, sacerdote e missionário português nascido em 1517. Padre Manuel esteve à frente da primeira missão jesuíta à América;
- (1955) José Ortega y Gasset, filósofo e escritor espanhol nascido em 1883. Escritor talentoso, Ortega y Gasset é considerado um dos maiores prosadores da língua espanhola desde Cervantes.
“O importante é a lembrança dos erros, que nos permite não cometer sempre os mesmos erros. O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro dos seus erros, a larga experiência vital decantada por milênios, gota a gota”. José Ortega y Gasset.