Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 1º de agosto na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1291) No dia 1º de agosto, é assinado o Pacto Federal, instrumento jurídico que oficializa a criação da Confederação Helvética — atual Suíça; a união de vários Estados independentes existiu por mais de 500 anos, até a invasão de Napoleão;
- (1469) Na França, o rei Luís 11 funda a Ordem de Cavalaria sob o nome de Ordem de São Miguel;
- (1498) Cristóvão Colombo chega ao território da atual Venezuela;
- (1834) No Império Britânico, depois de muito esforço de religiosos, entra em vigor a Lei de Abolição da Escravidão.
Ciência & Tecnologia
- (1774) No dia 1º de agosto, o cientista inglês Joseph Priestley, depois de fazer experimentos, anuncia a descoberta do oxigênio, corroborando com os trabalhos prévios do químico Carl Wilhelm Scheele.
Guerras
- (1894) Início da Primeira Guerra Sino-Japonesa: China e Japão lutam pelo controle da Coreia;
- (1914) No dia 1º de agosto, o Império Alemão declara guerra ao Império Russo, são os movimentos iniciais da Primeira Guerra Mundial.
Brasil
- (1861) O governo de D. Pedro II reconhece formalmente o estado de beligerância nos EUA, que atravessava a Guerra de Secessão; o governo imperial reconhece a ilegalidade dos Estados Confederados da América;
- (1912) No atual Estado de Rondônia, é inaugurada a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a ferrovia garantiu para o Brasil e posse da fronteira com a Bolívia, e permitiu a colonização de vastas extensões do território amazônico.
Bizarro
- (1936) No dia 1º de agosto, numa cerimônia presidida por Adolf Hitler, ocorre a abertura da Olimpíada de Berlim; o Brasil enviou 94 atletas, dentre os quais Maria Lenk e João Havelange.
Cultura Pop
- (1971) No Madison Square Garden, em Nova Iorque, ocorre o Concerto para Bangladesh, evento beneficente organizado pelo ex-Beatle George Harrison.
Mortes
- (1787) Santo Afonso Maria de Ligório, bispo italiano nascido em 1696. Escritor prolífico, Santo Afonso é um dos autores católicos mais lidos do mundo.
“A misericórdia foi prometida a quem teme a Deus e não a quem abusa dela”. Santo Afonso Maria de Ligório.