publicidade
Mundo

Oficiais da Rússia e da China visitam a Coreia do Norte

Delegações chegam a Pyongyang para celebrar o fim do conflito com a Coreia do Sul

Rússia - China - Coreia do Sul
Segundo a mídia estatal norte-coreana, a visita simboliza o fortalecimento das relações entre os países | Foto: Reprodução/KCNA

Oficiais da Rússia e da China foram recebidos na Coreia do Norte, na noite da terça-feira 25. O ministro da Defesa, Serguei Shoigu, liderou a comitiva de Moscou.

A chanceler norte-coreana, Kang Sun-nam, representou Pyongyang. Já a China enviou Li Hongzhong, membro do Partido Comunista.

Receba nossas atualizações

A convite do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, as delegações participarão das comemorações dos 70 anos do fim da Guerra da Coreia.

Conforme comunicado oficial, a visita representa um marco significativo no desenvolvimento das relações amistosas entre a Coreia do Norte, a Rússia e a China.

Leia também: “Como a Coreia do Norte ‘roubou’ mil carros Volvo da Suécia”

O armistício, que colocou fim ao conflito de três anos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, foi assinado em 27 de julho de 1953. Tropas chinesas e norte-americanas também estiveram envolvidas na guerra.

A celebração do 70º aniversário promete ser grandiosa, com exibições militares previstas na Coreia do Norte e um desfile planejado na capital, Pyongyang.

É uma ocasião histórica, sendo a primeira visita diplomática à nação liderada por Kim Jong-un desde o início da pandemia de covid-19, em 2020.

Coreia do Sul ameaça acabar com ditadura norte-coreana

Coreia do Sul foguete
Foguete Nuri, lançado pela Coreia do Sul | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Coreia do Sul alertou a Coreia do Norte para o uso de armas de destruição em massa por Pyongyang.

Seul fez a advertência depois de o regime norte-coreano ameaçar realizar ataques nucleares preventivos contra possíveis agressões.

“No caso de qualquer ataque nuclear contra a aliança Coreia do Sul-Estados Unidos, a Coreia do Norte enfrentará uma resposta imediata, esmagadora e decisiva da aliança”, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, em comunicado divulgado na sexta-feira 21. “Alertamos fortemente que, por meio disso, o ataque resultará no fim do regime norte-coreano.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.