Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 1º de novembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (365) No dia 1º de novembro, tribos bárbaras alamanas cruzam o Rio Reno a fim de invadir e conquistar a Gália (atual França), mas são detidas pelas forças do imperador romano Valentiano I;
- (1520) Durante sua primeira viagem de circum-navegação, o navegador português Fernão de Magalhães descobre o estreito que leva o seu nome, uma passagem que liga os oceanos Atlântico e Pacífico no extremo sul do continente americano;
- (1800) O político norte-americano John Adams torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a viver na Mansão Executiva, que mais tarde seria renomeada para Casa Branca.
Brasil
- (1501) Navegadores portugueses descobrem a Baía de Todos-os-Santos, no atual Estado da Bahia;
- (1942) No dia 1º de novembro, entre em vigor o padrão monetário Cruzeiro no Brasil. O nome da nova moeda foi supostamente inspirado numa crônica de Machado de Assis.
Cultura Pop
- (1512) As pinturas do teto da Capela Sistina, obra de Miguel Ângelo, são exibidas ao público pela primeira vez;
- (1604) No dia 1º de novembro, a tragédia Otelo, escrita por William Shakespeare, é encenada pela primeira vez no Palácio de Whitehall, em Londres.
Tragédias & Catástrofes
- (1570) O “Dilúvio de Todos os Santos” devasta o litoral holandês;
- (1755) Terremoto de Lisboa: um grande terremoto seguido de tsunami atinge a capital portuguesa, matando aproximadamente 100 mil pessoas. Embora com menor intensidade, o fenômeno também atingiu o Nordeste do Brasil, matando duas pessoas.
Literatura
- (1790) O ensaísta irlandês Edmund Burke publica as suas Reflexões sobre a Revolução na França, na qual prevê com sucesso o fracasso da Revolução Francesa.
Guerras & Rumores
- (1955) É deflagrada a Guerra do Vietnã.
Mortes
- (1922) Lima Barreto, escritor brasileiro nascido em 1881. Jornalista e escritor prolífico, Lima Barreto retratou as injustiças da política e da sociedade brasileira durante o início da República;
- (1972) Ezra Pound, poeta norte-americano nascido em 1885. Pound foi um dos principais representantes do movimento modernista nos Estados Unidos.
“O Brasil não tem povo, tem público”. Lima Barreto.