Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 20 de maio na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (325) No dia 20 de maio tem início o Concílio de Niceia, a primeira reunião dos líderes cristãos depois do fim da perseguição no Império Romano a fim de determinar os principais dogmas da Fé;
- (1449) Depois de conflitos militares, a Casa de Bragança é estabelecida como a principal família real de Portugal. Posteriormente, os Bragança reinariam no Brasil sob D. Pedro I e D. Pedro II;
- (1498) Vasco da Gama, célebre navegador português, descobre o caminho marítimo para a Índia;
- (1521) Inácio de Loyola é gravemente ferido durante uma batalha. Depois do acidente, Inácio passa a se dedicar à literatura mística e à vida contemplativa. Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus, os Jesuítas;
- (1570) Abraham Ortelius publica na Bélgica o Theatrum Orbis Terrarum, considerado o primeiro atlas moderno;
- (1883) O vulcão Krakatoa, na Indonésia, entra em erupção. Três meses depois o vulcão explode matando mais de 36 mil pessoas.
Literatura
- (1609) No dia 20 de maio os sonetos de William Shakespeare são publicados em Londres.
Empresas
- (1873) Jacob Davis e Levi Strauss recebem do governo dos EUA a patente das calças jeans com rebites de cobre. A empresa Levi Strauss e & Co. revolucionou a indústria têxtil ao popularizar as novas roupas.
Cinema
- (1891) Uma equipe de inventores a serviço de Thomas Edison faz a primeira exibição pública do Cinetoscópio, um projetor de filmes curtos que funcionava mediante a inserção de uma moeda.
Ciência & Tecnologia
- (1983) O virologista e médico francês Luc Montaigner publica no periódico científico Science os primeiros artigos sobre a descoberta do vírus HIV, o agente da AIDS.
Mortes
- (1506) Cristóvão Colombo, consagrado navegador italiano nascido em 1451. A serviço da coroa espanhola, Colombo foi o primeiro europeu a chegar ao continente americano, em 1492. Seu túmulo está localizado na Catedral de Sevilha onde seus restos mortais são simbolicamente carregados pelos reis de Castela, Leão, Aragão e Navarra.
- (1880) Anna Néri, enfermeira brasileira nascida em 1814. Anna foi a pioneira da enfermagem no Brasil, tendo servido voluntariamente durante a guerra contra o Paraguai. Pelos seus serviços prestados ao país, D. Pedro II condecorou a enfermeira com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.
“Há mais coisas entre o céu e a terra (…) do que sonha a tua filosofia”. William Shakespeare