Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 21 de outubro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1096) Enquanto atravessavam a atual Turquia rumo à Terra Santa, mais de 40 mil peregrinos cristãos foram assassinados pelo exército turco islâmico;
- (1797) No dia 21 de outubro, no porto de Boston, Estados Unidos, é lançada a fragata USS Constitution, da Marinha norte-americana, o mais antigo navio de guerra ainda em serviço.
Brasil
- (1823) Guerra de Independência do Brasil: é deflagrada a Batalha Naval de Montevidéu, conflito entre as forças brasileiras e lusitanas pelo domínio da região Cisplatina;
- (1947) O governo brasileiro rompe relações diplomáticas com a então União Soviética.
Heroísmo
- (1854) Florence Nightingale, considerada a “mãe da enfermagem”, parte da Inglaterra com uma equipe de 38 enfermeiras para ajudar a tratar os feridos na Guerra da Crimeia.
Ciência & Tecnologia
- (1879) No dia 21 de outubro, o inventor norte-americano Thomas Edison solicita uma patente para seu projeto de uma lâmpada incandescente;
- (1960) A Marinha do Reino Unido lança o HMS Dreadnought, o primeiro submarino de propulsão nuclear britânico.
Guerras
- (1944) Segunda Guerra Mundial: depois de três semanas de luta, a cidade de Aachen cai para as forças norte-americanas, tornando-se assim a primeira cidade da Alemanha Nazista conquistada pelos Aliados.
Cultura Pop
- (1959) No dia 21 de outubro, o Museu Solomon R. Guggenheim, localizado da cidade de Nova York, é aberto ao público.
Mortes
- (1805) Horatio Nelson, almirante britânico nascido em 1758. O militar britânico teve atuação destacada durante as Guerras Napoleônicas;
- (1889) Barão de Mauá, industrial e nobre brasileiro nascido em 1813. Talentoso empreendedor, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi o expoente da industrialização do Brasil ainda no período do Império.
“O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem”. Barão de Mauá.