Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 28 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (235) Exilado nas minas da Sardenha, o papa Ponciano renuncia à Cátedra de São Pedro; ele foi o primeiro papa a renunciar;
- (1238) O rei Jaime I de Aragão conquista a região espanhola de Valência que estava sob o domínio dos muçulmanos;
- (1542) No dia 28 de setembro, o navegador português João Rodrigues Cabrilho chega ao que é hoje San Diego, Califórnia.
Política
- (1821) Parte do território da então Nova Espanha passa a pertencer ao Primeiro Império Mexicano, uma monarquia constitucional que teve existência efêmera.
Brasil
- (1871) O Parlamento do Império do Brasil aprova a Lei do Ventre Livre, que liberta todas as crianças nascidas de escravos;
- (1885) No dia 28 de setembro, é promulgada a Lei dos Sexagenários, libertando todos os escravos com mais de 60 anos;
- (1914) No Rio de Janeiro, a então capital federal, é inaugurado o Forte de Copacabana, considerado a mais moderna praça de guerra da América do Sul.
Ciência & Tecnologia
- (1889) Reunida em Paris, a Conferência Geral de Pesos e Medidas define o comprimento de 1 metro;
- (1905) No dia 28 de setembro, Albert Einstein publica a Teoria da Relatividade no periódico científico alemão Annalen der Physik;
- (1928) Alexander Fleming estuda um mofo alojado no seu laboratório e descobre que ele pode matar bactérias, pouco depois o cientista anuncia a descoberta da penicilina, o primeiro antibiótico da história.
Guerras
- (1939) Segunda Guerra Mundial: o Cerco de Varsóvia, a maior batalha ocorrida na Polônia no contexto da invasão nazista, chega ao fim.
Mortes
- (1859) Carl Ritter, geógrafo alemão nascido em 1779. Ritter foi um dos precursores da geografia moderna;
- (1891) Herman Melville, escritor norte-americano nascido em 1819. Melville não obteve reconhecimento em vida com a publicação de Moby Dick; mas, décadas depois de sua morte, o autor foi considerado um dos principais romancistas dos Estados Unidos;
- (1895) Louis Pasteur, químico francês nascido em 1822. Amigo pessoal do imperador do Brasil D. Pedro II, Pasteur fez importantes contribuições para as áreas da química e da medicina.
“As noites da velhice são sempre insones, como se, quanto mais tempo ligado à vida, mais longe o homem está de algo que pareça a morte”. Herman Melville.